Posologia de viskaldix

VISKALDIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VISKALDIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VISKALDIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Posologia
População-alvo geral
A dose terapêutica usual de Viskaldix® é de um comprimido (10 mg de pindolol e 5 mg de clopamida) ou meio comprimido ao dia no desjejum. Em caso de controle inadequado da pressão arterial com esta dose após tratamento por 2 a 3 semanas, a dose deve ser aumentada para 2 comprimidos em doses divididas, um no período da manhã e o outro por volta do meio-dia. A dose máxima diária de Viskaldix® é 20 mg de pindolol e 10 mg de clopamida. Em casos resistentes, a adição de um agente anti-hipertensivo vasodilatador pode ser aconselhável.

Populações especiais
Insuficiência renal ou hepática: Pacientes com insuficiência renal ou hepática (leve a moderada), geralmente, podem ser tratados com doses normais. Entretanto, Viskaldix® não é recomendado em pacientes com insuficiência renal ou hepática graves (veja “Contraindicações” e “Farmacologia Clínica – Farmacocinética”).

Pacientes pediátricos: Uma vez que a eficácia e a segurança de Viskaldix® não foram estabelecidas em crianças, Viskaldix® não é indicado para o uso pediátrico.

Pacientes geriátricos (65 anos ou mais): Não existem evidências de que a tolerabilidade de Viskaldix® em pacientes idosos (65 anos ou mais). A dose não precisa ser ajustada nesses pacientes, no entanto, devido ao componente diurético, os pacientes idosos devem ser monitorizados cuidadosamente, uma vez que fatores algumas vezes associados com o envelhecimento, tais como dieta pobre ou função renal comprometida, podem indiretamente interferir na posologia ou na tolerabilidade (veja “Advertências e Precauções” e “Farmacologia Clínica – Populações especiais”).

Modo de usar
Os comprimidos devem ser tomados por via oral com alimentos.
Este medicamento não deve ser mastigado.