Posologia de visken

VISKEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VISKEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VISKEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Método de administração
A dose deve ser adaptada às necessidades individuais do paciente.

Posologia População alvo geral – Hipertensão
Recomenda-se 5 a 15 mg como dose única pela manhã. Quando a dose prescrita for de 20 mg, esta deve ser dividida em 2 ingestões diárias. Nos casos de hipertensão leve e moderada a administração de Visken® por si só é frequentemente suficiente. Nos casos mais graves ou resistentes poderá ser necessária a associação com outros medicamentos anti-hipertensivos.

– Angina pectoris e arritmias cardíacas
A dose diária de 10-30 mg é normalmente dividida em 2 ou 3 ingestões.

– Síndrome cardíaca hipercinética
10 a 20 mg ao dia.

Populações especiais
– Insuficiência renal / hepática
Pacientes com insuficiência renal ou hepática podem ser tratados com doses normais. Somente em casos graves pode ser necessária uma redução da dose diária (vide “Características farmacológicas – farmacocinética”).

– Pacientes pediátricos
Uma vez que a eficácia e a segurança de Visken® não foram estabelecidas em crianças, Visken® não é indicado para crianças.

– Pacientes geriátricos
Não existe evidência de que os pacientes geriátricos necessitam de doses diferentes, porém os mesmos devem ser tratados com cautela (vide “Advertências e precauções” e “Características farmacológicas – farmacocinética”).

Interrupção do tratamento
O tratamento com Visken® não deve ser interrompido repentinamente, especialmente em pacientes com doença isquêmica do coração. Para evitar a piora da angina pectoris, a dosagem deve ser gradualmente reduzida ao longo de 1 a 3 semanas e, se necessário, um tratamento substituto deve ser iniciado ao mesmo tempo.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.