Reações adversas vitacid plus

VITACID PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VITACID PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VITACID PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os eventos mais frequentemente relatados nos estudos clínicos foram eritema, descamação e ardência no local de aplicação, a maioria de natureza leve a moderada. Os eventos adversos relatados por no mínimo 1% dos pacientes e considerados pelos investigadores como razoavelmente relacionados ao tratamento com VITACID® PLUS creme nos estudos clínicos controlados em ordem decrescente de frequência foram: eritema, descamação, ardência, ressecamento, prurido, acne, parestesia, telangiectasia, hiperestesia, alterações pigmentares, irritação, pápulas, erupções acneiformes, rosácea, secura da boca, erupções e vesículas.
Após 6 meses de uso cumulativo, o padrão de eventos adversos foi similar ao apresentado nos estudos de 8 semanas, não havendo diferença significativa quanto à gravidade, incidência e tipo de eventos relatados.
Em estudos clínicos os eventos adversos observados podem ser verificados os parâmetros no quadro abaixo:

Evento Adverso

Parâmetros

Eritema

Muito comum

Descamação

Muito comum

Ardência

Muito comum

Ressecamento

Muito comum

Prurido

Muito comum

Acne

Comum

Parestesia

Comum

Telangiectasia

Comum

Hiperestesia

Comum

Alterações de pigmentação

Comum

Irritação

Comum

Pápulas

Incomum

Acne ligada a Rash cutânea

Incomum

Rosácea

Incomum

Boca seca

Incomum

Rash

Incomum

Vesículas

Incomum



As seguintes reações adversas locais foram relatadas raramente com o uso de corticosteroides tópicos. Elas podem ocorrer mais frequentemente com o uso de curativos oclusivos, especialmente no caso de corticosteroides de potência mais alta. Estas reações estão listadas em ordem decrescente de ocorrência: ardência, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite alérgica de contato, infecção secundária, atrofia da pele, estrias e miliária.
A hidroquinona presente no produto pode levar ao aparecimento de ocronose exógena, um escurecimento gradual preto-azulado da pele, cuja ocorrência deve levar à pronta descontinuação do tratamento.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.