Posologia de zaditen

ZADITEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZADITEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZADITEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Uso em Adultos
Instilar 1 gota de Zaditen® Colírio no saco conjuntival 2 vezes ao dia.
Uso em crianças maiores de 3 anos
Instilar 1 gota de Zaditen® Colírio no saco conjuntival 2 vezes ao dia.
A dose máxima é de uma gota em cada olho, quatro vezes ao dia.
A duração do tratamento é conforme indicação médica.
Zaditen® Colírio permanece estéril até que o lacre seja rompido. Para evitar contaminação, não toque nenhuma superfície com o gotejador. A superfície do gotejador não deve entrar em contato com os olhos visto que pode causar lesão nos olhos. Feche o frasco imediatamente após o uso. Não utilize o medicamento por mais de um mês após a abertura do frasco.
Se Zaditen® Colírio for usado concomitantemente com outros colírios, deve existir um intervalo de pelo menos 5 minutos entre a aplicação dos dois medicamentos.

Uso em adultos
Um comprimido de 1 mg duas vezes ao dia (tomado com as refeições a cada 12 horas, com um copo de água). Em pacientes susceptíveis a sedação, recomenda-se aumentar lentamente a dose durante a primeira semana de tratamento, iniciando-se com meio comprimido duas vezes ao dia e aumentando-se até a dose terapêutica completa. Quando necessário, a posologia diária pode ser aumentada até 4 mg, isto é, 2 comprimidos de Zaditen® duas vezes ao dia. Na dose mais alta, pode-se esperar início acelerado da eficácia.
O limite máximo diário é de 4 mg.

Uso em crianças
As observações clínicas refletem os achados farmacocinéticos e indicam que as crianças podem requerer uma posologia semelhante aos adultos, a fim de obter melhores resultados (ver “Farmacocinética” ).

Crianças de 6 meses a 3 anos Solução oral (Gotas)
Cada mL de Zaditen® Solução oral (Gotas) contém 30 gotas.
0,05 mg (= 1,5 gota da solução oral) por quilo de peso corporal, duas vezes ao dia (pela manhã e à noite).

Exemplo: uma criança que pesa 10 kg deve receber 15 gotas pela manhã e 15 gotas à noite.

Xarope
0,05 mg (= 0,25 mL de xarope) por quilo de peso corporal, duas vezes ao dia (pela manhã e à noite).
Exemplo: uma criança que pesa 10 kg deve receber 2, 5 mL (copo dosador) de Zaditen® xarope pela manhã e à noite.

Crianças acima de 3 anos e adolescentes
5 mL (copo dosador) de xarope ou 1 comprimido duas vezes ao dia (tomado pela manhã e à noite, com as refeições). (ver “Farmacocinética”).

Comprimidos
Crianças de 3 a 5 anos: Existem formas faramacêuticas mais adequadas para essa faixa etária Solução Oral (Gotas) e Xarope. É recomendado que o comprimido deve ser triturado e misturado aos alimentos para ser administrado a pacientes que não sabem (crianças de 3 a 5 anos) ou tem dificuldade de deglutir comprimidos.

Uso em idosos (65 anos ou mais)
Não há evidência para sugerir que a dose necessita ser ajustada em pacientes idosos.

Orientação de eficácia
Na prevenção da asma brônquica, podem transcorrer v árias semanas de tratamento para atingir-se efeito terapêutico completo. Recomenda-se, portanto, também que os pacientes que não respondem adequadamente dentro de algumas semanas sejam mantidos em tratamento com Zaditen® durante 2 a 3 meses no mínimo.
Tratamento broncodilatador simultâneo: quando são usados broncodilatadores simultaneamente com Zaditen®, a frequência de uso do broncodilatador pode ser reduzida.
Se for necessário interromper o tratamento com Zaditen®, isto deverá ser feito gradualmente durante um período de 2 a 4 semanas. Os sintomas da asma podem reaparecer.

Este medicamento não deve ser aberto ou mastigado. Exceto o comprimido, que pode ser partido.