Posologia de zetron

ZETRON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZETRON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZETRON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Adultos
A dose única máxima de Zetron® é de 150 mg.
Zetron® comprimidos deve ser administrado duas vezes ao dia, com intervalo mínimo de 8 horas entre as doses.
Insônia é um efeito adverso muito comum, frequentemente transitório, e pode ser reduzido evitando-se a administração do medicamento próximo ao horário de dormir (contanto que haja intervalo de, no mínimo, 8 horas entre as doses) ou, se clinicamente indicado, uma redução da dose.

– Tratamento inicial
A dose inicial é de 150 mg, administrada como dose única diária. Pacientes que não respondem adequadamente à dose de 150 mg/dia podem se beneficiar com o aumento para a dose adulta usual de 300 mg/dia, administrada como 150 mg duas vezes ao dia. A dose diária máxima é de 300 mg.
O início da ação da bupropiona foi observado no período de 14 dias após o começo do tratamento.
O efeito antidepressivo completo de Zetron® pode não ser evidente até depois de algumas semanas de tratamento, assim como acontece com quase todos os antidepressivos.

– Terapêutica de manutenção
Considera-se que episódios agudos de depressão necessitam de seis meses ou mais de terapia com drogas antidepressivas. Zetron® (300 mg/dia) tem demonstrado eficácia durante tratamentos prolongados (estudos com até um ano de duração).

Crianças e adolescentes menores de 18 anos
Não é indicado o uso de Zetron® em crianças ou adolescentes com menos de 18 anos de idade (ver item “5 – Advertências e Precauções”).
A segurança e a eficácia de Zetron® comprimidos em pacientes com menos de 18 anos não foram estabelecidas.

Idosos
A maior sensibilidade de alguns pacientes idosos à bupropiona não pode ser ignorada. Dessa forma, a redução na frequência e/ou na dosagem pode ser requerida (ver item “5 – Advertências e Precauções”).

Pacientes com insuficiência hepática
Zetron® deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência hepática.
Devido à maior variação da farmacocinética em pacientes com cirrose hepática de leve a moderada, deve ser considerada a redução na frequência da dosagem (ver item “5 – Advertências e Precauções”). Nos pacientes com cirrose hepática grave, Zetron® deve ser utilizado com extrema cautela e a dose não deve exceder 150 mg em dias alternados (ver item “5 – Advertências e Precauções”).

Pacientes com insuficiência renal
O tratamento de pacientes com insuficiência renal deve ser iniciado com doses e/ou frequência reduzidas, já que a bupropiona e seus metabólitos tendem a se acumular numa extensão maior que a usual nestes pacientes (ver item “5 – Advertências e Precauções”).
Este medicamento não deve ser partido, triturado, aberto ou mastigado.