Indicações zidovudina

ZIDOVUDINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZIDOVUDINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZIDOVUDINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A zidovudina é atualmente o agente inicial de escolha para o tratamento da infecção por HIV em pacientes com contagem de CD4 inferiores a 500/mm3. Ela está associada ao prolongamento da sobrevida, redução das infecções oportunistas, ganho ponderal, melhora das condições funcionais, aumento da contagem de CD4 e outras melhoras imunológicas nos pacientes com AIDS e complexos relacionados. Demonstrou-se que o tratamento com zidovudina (500 mg/dia) retarda a queda do CD4 como também a progressão da doença em pacientes infectados pelo HIV com sintomas iniciais ou assintomáticos e contagem de linfócitos CD4 inferiores a 500/mm3, a zidovudina diminui o risco de progressão da enfermidade que define AIDS, ou o óbito por um período de cerca de 2 anos. Em pessoas assintomáticas com contagens de CD4 superiores a 200/mm3, as opiniões acerca da instituição da terapia com a zidovudina variam, em parte pelo fato de o tratamento precoce não proporcionar benefícios clínicos persistentes ou reduzir a mortalidade.
O benefício temporariamente restrito da monoterapia com a zidovudina conduziu ao emprego crescente de combinações terapêuticas. A sua eficácia na profilaxia pós-exposição em transfusão ou lesões por picadas de agulhas é incerta e ocorrem fracassos. Entretanto, a administração de zidovudina a mulheres infectadas durante a gestação (500mg/dia, com início entre 14 e 34 semanas e administração intravenosa durante o parto) e a seus recém-nascidos (2mg/Kg a cada 6 horas, durante 6 semanas, com início 8 a 12 horas após o parto) reduz o risco de transfusão neonatal de HIV em 68%. A administração da zidovudina (250mg duas vezes ao dia, durante 6 meses) durante a infecção primária por HIV aumenta a contagem de CD4 e possivelmente melhora a evolução clínica. O tratamento com zidovudina pode beneficiar ainda doenças neurológicas associadas com o HIV, trombocitopenia, psoríases e pneumonia intersticial linfocítica.