Interações medicamentosas zometa

ZOMETA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZOMETA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZOMETA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Interações previstas a serem consideradas
Recomenda-se precaução quando os bisfosfonatos como Zometa® são administrados com aminoglicosídeos, calcitonina ou diuréticos de alça, uma vez que estes agentes podem ter um efeito aditivo, resultando num nível sérico de cálcio mais baixo durante períodos mais prolongados do que o requerido (vide “Advertências e Precauções”).
Recomenda-se precaução quando Zometa® é usado com outros fármacos potencialmente nefrotóxicos (vide “Reações adversas”)

Outras interações a serem consideradas
Recomenda-se precaução quando Zometa® é administrado com medicamentos antiangiogênicos uma vez que um aumento na incidência de osteonecrose da mandíbula foram observados em pacientes tratados concomitantemente com esses medicamentos.

Ausência de interações
Nos estudos clínicos, Zometa® foi administrado concomitantemente com agentes anticancerígenos, diuréticos (exceto para diuréticos de alça, ver seção anterior), antibióticos e analgésicos, sem ocorrência de interações clinicamente aparentes.
Nenhum ajuste da dose de Zometa® foi necessário quando coadministrado com a talidomida, exceto em pacientes com insuficiência renal leve a moderada no início do estudo (vide “Posologia e modo de usar”). A coadministração de talidomida (100 ou 200 mg uma vez ao dia) com Zometa® (4 mg administrado como uma infusão de 15 minutos) não alterou significativamente a farmacocinética do ácido zoledrônico e o clearance (depuração) de creatinina de pacientes com mieloma múltiplo.