Posologia de zometa

ZOMETA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZOMETA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZOMETA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Prevenção de eventos relacionados ao esqueleto em pacientes com metástases ósseas
Em adultos e idosos a dose recomendada de Zometa® é uma infusão de 4 mg de Zometa®, a cada 3 a 4 semanas.
Um suplemento oral de cálcio de 500 mg e vitamina D 400 UI são recomendados diariamente aos pacientes, desde o início do tratamento.

Tratamento da hipercalcemia induzida por tumor (HIT)
Adultos e idosos
Em adultos e idosos a dose recomendada de Zometa® é uma infusão única de 4 mg. A hidratação adequada do paciente deve ser verificada antes e depois da infusão do Zometa®.

Tratamento de pacientes com insuficiência renal
– Pacientes com hipercalcemia induzida por tumor (HIT)
O tratamento com Zometa® em pacientes adultos com hipercalcemia induzida por tumor (HIT), que apresentam insuficiência renal grave devem ser considerados somente após avaliação dos riscos e benefícios do tratamento. Nos estudos clínicos, pacientes com creatinina sérica > 400 micromol/L ou > 4,5 mg/dL foram excluídos. Não é necessário o ajuste de dose em pacientes com HIT e creatinina sérica < 400 micromol/L ou < 4,5 mg/dL (vide “Advertências e precauções”).

– Todos os outros pacientes adultos
Ao iniciar o tratamento com Zometa®, os níveis de creatinina sérica e o clearance (depuração) de creatinina (CrCL) devem ser determinados. O CrCL é calculado a partir dos níveis de creatinina sérica usando a fórmula de Cockcroft- Gault. Zometa® não é recomendado para pacientes com insuficiência renal grave antes do início da terapia, definida para esta população como CrCL < 30 mL/min. Em estudos clínicos com Zometa®, pacientes com creatinina sérica ≥ 265 micromol/L ou ≥ 3,0 mg/dL foram excluídos.
Em todos os pacientes, exceto pacientes com HIT, com insuficiência renal leve a moderada antes do início da terapia, definida para esta população como CrCL 30 a 60 mL/min, as doses de Zometa® recomendadas são as seguintes (vide “Advertências e precauções”):

Clearance de creatinina basal (mL/min)

Dose recomendada de Zometa®

> 60

4,0 mg

50 – 60

3,5 mg*

40 – 49

3,3 mg*

30 – 39

3,0 mg*

 

 

 

 

 

 



* As doses foram calculadas assumindo AUC de 0,66 (mg.hr/L) (CrCL = 75 mL/min). Espera-se que as doses reduzidas para pacientes com insuficiência renal alcancem a mesma AUC que ocorre em pacientes com clearance (depuração) de creatinina de 75 mL/min.

Após início da terapia, a creatinina sérica deve ser monitorada antes da administração de cada dose de Zometa® e o tratamento deve ser interrompido se a função renal estiver deteriorada. Nos estudos clínicos, o comprometimento da função renal foi definido como segue:
-Para pacientes com nível basal normal de creatinina sérica (< 1,4 mg/dL), aumento de ≥ 0,5 mg/dL;
-Para pacientes com nível basal de creatinina anormal (> 1,4 mg/dL), um aumento de ≥ 1,0 mg/dL.
Nos estudos clínicos, o tratamento com Zometa® foi retomado somente quando o nível de creatinina voltou a 10% do valor basal (vide “Advertências e precauções”). Zometa® deve ser retomado na mesma dose anterior à interrupção do tratamento.

-Prevenção da perda óssea decorrente do tratamento antineoplásico a base de hormônios em pacientes com câncer de próstata
A dose recomendada é de 4 mg de Zometa® a cada 3 meses.

-Prevenção da perda óssea decorrente do tratamento antineoplásico a base de hormônios em pacientes com câncer de mama
A dose recomendada é de 4 mg de Zometa®, a cada 6 meses.

-Preparo de doses reduzidas de Zometa®
Em pacientes com insuficiência renal leve a moderada, definida como CrCL 30 a 60 mL/min, é recomendado doses reduzidas de Zometa®, exceto pacientes com HIT (vide “Posologia”).

Zometa® 4 mg/100 mL
Zometa® 4 mg/100 mL solução para infusão é uma apresentação “pronta para o uso” e não deve ser diluído ou misturado com outras soluções para infusão, exceto para pacientes com insuficiência renal.

Para preparar doses de Zometa® 4 mg/100 mL solução para infusão, extrair o volume correspondente de Zometa solução conforme indicado abaixo e substituí-lo com solução estéril de cloreto de sódio 0,9% ou solução de glicose 5%.

Depuração de creatinina

(mL/min)

Extrair a seguinte

quantidade de Zometa

solução pronta para uso

(mL)

Substituir com o mesmo

volume de solução estéril

de cloreto de sódio 0,9% ou

solução de glicose 5%

 

Dose ajustada de Zometa

(mg/100mL)

50 – 60

12,0

12,0

3,5

40 – 49

18,0

18,0

3,3

30 – 39

25,0

25,0

3,0