Reações adversas zyloric

ZYLORIC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZYLORIC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZYLORIC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não existem documentações clínicas mais recentes que possam ser usadas como suporte para determinar a frequência das reações adversas relacionadas ao uso de Zyloric®. Essas reações podem variar em incidência, dependendo da dose administrada e também do uso concomitante com outros agentes terapêuticos.
A divisão das reações adversas em categorias, por frequência, foi feita por estimativa, uma vez que não estão disponíveis dados adequados para calcular a incidência da maior parte delas. As raras e muito raras foram identificadas por meio da farmacovigilância pós-comercialização. A seguinte classificação de frequência tem sido utilizada: muito comum (≥1/10), comum (≥1/100,<1/10), incomum (≥1/1.000,<1/100), rara (≥1/10.000,<1/1.000) e muito rara (<1/10.000).

São raras as reações adversas a Zyloric® na população global tratada com este medicamento, além de terem, na maioria dos casos, pouca importância. A incidência é mais alta na presença de disfunção renal e/ou hepática.

Infecções e infestações
Muito rara: furunculose.
Distúrbios do sistema sanguíneo e linfático
Muito raros: agranulocitose, anemia aplástica, trombocitopenia.

Foram recebidos relatos muito raros de trombocitopenia, agranulocitose e anemia aplásica, especialmente em indivíduos com função renal e/ou hepática comprometida, o que reforça a necessidade de cuidados especiais nestes grupos de pacientes.

Distúrbios do sistema imune
Incomuns: reações de hipersensibilidade.
Muito raros: linfadenopatia angioimunoblástica

Reações graves de hipersensibilidade, como as reações de pele associadas com esfoliação, febre, linfadenopatia, artralgia e/ou eosinofilia, incluídas a síndrome de Stevens-Johnson e a necrólise epidérmica tóxica, ocorrem raramente (veja adiante o subitem “Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo”). Vasculite e resposta tissular associadas podem se manifestar de vários modos, inclusive hepatite, disfunção renal e, muito raramente, convulsão. Muito raramente foram reportados choques anafiláticos agudos. Essas reações podem ocorrer a qualquer tempo do tratamento, caso em que Zyloric® deve ser suspenso IMEDIATA E PERMANENTEMENTE.

Os corticosteroides podem ser benéficos para superar manifestações de hipersensibilidade cutânea. Quando ocorreram reações de hipersensibilidade generalizada, estavam presentes disfunções renais e/ou hepáticas, especialmente nos casos em que o desfecho foi fatal.

Linfadenopatia angioimunoblástica foi descrita muito raramente após biópsia de linfadenopatia generalizada. Parece ser reversível com a suspensão do
Zyloric®.

Distúrbios do metabolismo e de nutrição
Muito raros: diabetes mellitus, hiperlipidemia.
Distúrbios psiquiátricos
Muito raro: depressão.
Distúrbios do sistema nervoso
Muito raros: coma, paralisia, ataxia, neuropatia, parestesia, sonolência, dor de cabeça, alteração do paladar.
Distúrbios oculares
Muito raros: catarata, distúrbios visuais, alterações maculares.
Distúrbios de ouvido e labirinto
Muito raro: vertigem.
Distúrbios cardíacos
Muito raros: angina, bradicardia.
Distúrbios vasculares
Muito raro: hipertensão.
Distúrbios gastrintestinais
Incomuns: vômito, náusea.
Muito raros: hematêmese recorrente, esteatorreia, estomatite, alterações dos hábitos intestinais.

Em estudos clínicos iniciais foram observados náuseas e vômitos. Relatos posteriores sugerem que estas reações não são graves e podem ser evitadas quando se administra Zyloric® após as refeições.
Distúrbios hepatobiliares
Incomuns: aumento assintomático nos testes de função hepática.
Raro: hepatite (incluindo necrose hepática e hepatite granulomatosa
Foi relatada disfunção hepática sem evidências de hipersensibilidade generalizada.
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo
Comum: rash.
Muito raros: angioedema, erupções fixas da droga, alopecia, descoloração dos cabelos.

As reações de pele são as mais comuns e podem ocorrer a qualquer tempo durante o tratamento. Podem ser pruriginosas, maculopapulares, às vezes escamosas, às vezes purpúricas e raramente esfoliativas.
Zyloric® deve ser descontinuado IMEDIATAMENTE caso ocorram essas reações. Após a recuperação da reação leve, Zyloric® pode ser novamente administrado, em doses mais baixas (por exemplo, de 50 mg/dia), aumentadas gradualmente. Caso o rash cutâneo ocorra novamente,
Zyloric® deve ser PERMANENTEMENTE suspenso, pois podem acontecer reações de hipersensibilidade mais graves (veja, mais acima, o subitem “Distúrbios do sistema imune”).
Tem sido reportada a ocorrência de angioedema, com ou sem sinais e sintomas de hipersensibilidade generalizada ao alopurinol.

Distúrbios renais e urinários
Muito raros: hematúria, uremia.
Distúrbios do sistema reprodutivo e da mama
Muito raros: infertilidade masculina, disfunção erétil, ginecomastia.
Distúrbios gerais
Muito raros: edema, mal-estar generalizado, astenia, febre.
Tem sido reportada a ocorrência de febre, com ou sem sinais e sintomas de hipersensibilidade generalizada ao alopurinol.