Interações medicamentosas haar-intern

Haar-intern com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Haar-intern têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Haar-intern devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Interações medicamentosas:
O uso concomitante de vitamina B6 e amiodarona pode potencializar os efeitos de fotossensibilidade causados pela amiodarona. A interação entre acetato de retinol (vitamina A) e anticoagulantes cumarínicos ou indandiônicos pode causar hipoprotrombinemia e aumentar o risco de hemorragias.
Anticoncepcionais orais podem aumentar a concentração plasmática de vitamina A. Não é recomendado o uso concomitante de derivados do retinol por via oral e produtos que contenham vitamina A devido à possibilidade do aparecimento de hipervitaminose A. O uso da isotretinoína ou tretinoína pode ocasionar efeitos tóxicos aditivos aos da vitamina A. A piridoxina (vitamina B6) pode reduzir os níveis séricos de fenitoína e fenobarbital.
A piridoxina também interage com a levodopa, acelerando seu metabolismo sistêmico e consequentemente, acarretando uma redução do efeito terapêutico da levodopa na doença de Parkinson. Isso não ocorre se a levodopa estiver associada com inibidores da descarboxilase. Cloranfenicol, etionamida, hidralazina, imunossupressores, isoniazida ou penicilamina podem causar anemia ou neurite periférica por sua ação antagônica à piridoxina.
Os corticosteróides podem apresentar efeito antagônico à vitamina D por diminuir a absorção de cálcio. O cetoconazol inibe as enzimas de síntese e de catabolismo da vitamina D. A vitamina D3 pode potencializar os efeitos dos digitálicos podendo ocasionar arritmias cardíacas. Já os antiácidos contendo magnésio, podem provocar hipermagnesemia se ingeridos juntamente com a vitamina D3 e não deve ser realizada essa combinação em pacientes renais crônicos em diálise.
Os anticonvulsivantes hidantoínicos, barbitúricos podem reduzir o efeito do colecalciferol. Preparações contendo cálcio, em doses elevadas, juntamente com as vitaminas A e D podem aumentar o risco de hipercalcemia. Os diuréticos tiazídicos quando administrados juntamente com a vitamina D podem causar hipercalcemia pois os mesmos causam redução da excreção de cálcio na urina. A isoniazida interfere no metabolismo do colecalciferol. Grandes quantidades de hidróxido de alumínio, presente em alguns antiácidos, podem precipitar os ácidos biliares no intestino, reduzindo assim a absorção das vitaminas lipossolúveis (A e D3). A colestiramina, neomicina, orlistat e o óleo mineral podem reduzir a absorção intestinal das vitaminas lipossolúveis. O uso de teofilina juntamente com a vitamina B6 pode aumentar os riscos de convulsões induzidas por teofilina.

Interações com exames laboratoriais:
A vitamina A pode apresentar resultados falso positivos para as determinações de colesterol e triglicerídeos séricos. As vitaminas A e B6 também podem apresentar resultados falso negativos para as determinações de bilirrubina com reagente de Ehrlich.