Posologia de filgrastine

Filgrastine com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Filgrastine têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Filgrastine devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de usar
O produto pode ser administrado em uma injeção subcutânea diária ou em uma infusão intravenosa diária diluída em solução de glicose a 5% durante 30 minutos. A primeira dose do filgrastim (rHu G-CSF) não deve ser administrada antes de 24 horas após a quimioterapia citotóxica. A administração diária do filgrastim (rHu G-CSF) deve continuar até que o nadir neutrofílico esperado tenha passado e a contagem dos neutrófilos tenha retornado a valores normais. Espera-se que a duração do tratamento necessária para preencher estes critérios seja de até 14 dias, dependendo do tipo, dose e esquema quimioterápico citotóxico utilizados. Uma elevação transitória da contagem de neutrófilos é tipicamente observada 1 a 2 dias depois de iniciada a terapêutica com filgrastim (rHu G-CSF). Entretanto, para uma resposta terapêutica estável, o tratamento com filgrastim (rHu G-CSF) não deve ser descontinuado antes que o nadir esperado tenha passado e a contagem de neutrófilos tenha retornado aos valores normais. A descontinuação prematura da terapêutica com filgrastim (rHu G-CSF), antes do período do nadir neutrofílico esperado, não é recomendável.
Diluição
Se necessário, FILGRASTINE® pode ser diluído em solução de glicose a 5%. FILGRASTINE® diluído pode ser adsorvido em materiais de plástico e vidro. Contudo, quando diluído corretamente, o filgrastim (rHu G-CSF) é compatível com vidro e uma variedade de materiais plásticos, incluindo PVC, poliolefina (um copolímero do polipropileno e polietileno) e polipropileno. Para aqueles pacientes tratados com filgrastim (rHu
G-CSF) diluído a uma concentração inferior a 1,5 M.U.I./mL (15 µg/mL) deve-se adicionar albumina sérica humana até uma concentração de 2 mg/mL. Por exemplo, para um volume de injeção final de 20 mL, doses totais do filgrastim (rHu G-CSF) inferiores a 30 M.U.I. (300 µg) devem ser administradas com 0,2 mL de uma solução de albumina humana a 20%. Diluições a uma concentração final inferior a 0,2 M.U.I./mL (2 µg/mL) não são recomendadas em nenhuma eventualidade. Não diluir com soluções fisiológicas.

Posologia
Pacientes tratados com quimioterapia citotóxica e transplante autólogo de medula
O filgrastim (rHu G-CSF) deve ser administrado por via subcutânea ou por infusão intravenosa, diluído em 20-50 mL de glicose a 5%. A primeira dose do filgrastim (rHu G-CSF) não deve ser administrada em menos de 24 horas após a quimioterapia citotóxica, mas sim no período de 24 horas após a infusão da medula óssea. A eficácia e segurança da administração do filgrastim (rHu G-CSF) por mais 28 dias neste contexto, não foram ainda estabelecidas. Uma vez ultrapassado o nadir neutrofílico, a dose diária do filgrastim (rHu G-CSF) deve ser titulada de acordo com a resposta dos neutrófilos, a seguir:

CONTAGEM DE NEUTRÓFILOS AJUSTE DE DOSE DO PRODUTO
> 1000/mm3 por 3 dias consecutivos Reduzir para 0,5 M.U.I./Kg/dia.
Se a CAN* permanecer > 1000/mm3 por mais 3 dias consecutivos. Reduzir para 0,1 M.U.I./Kg/dia.
Se a CAN* permanecer > 1000/mm3 por mais 3 dias consecutivos. Descontinuar o produto.
Se a CAN* diminuir para < 1000/mm3 durante o período de tratamento, a dose do filgrastim deve ser reescalonada de acordo com as etapas acima.



Se a CAN* diminuir para <1000/mm3 durante o período de tratamento, a dose do filgrastim deve ser reescalonada de acordo com as etapas acima.
* CAN = Contagem absoluta de neutrófilos.
– filgrastim (rHu G-CSF) tem demonstrado eficácia e boa tolerabilidade em doses até 70 µg/Kg/dia.