Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Interações medicamentosas de Fluoxetin

Drogas metabolizadas pelo sistema P450IID6 - Devido ao potencial da Fluoxetina de inibir a isoenzima do citocromo P450IID6, o tratamento com drogas que são predominantemente metabolizadas pelo sistema CP450IID6 e que tem um índice terapêutico estreito, deve ser iniciado com o limite mais baixo de dose se o paciente estiver recebendo Fluoxetina concomitantemente ou tomado nas 5 semanas anteriores. Se a Fluoxetina for incluída ao tratamento de um paciente que já esteja recebendo uma droga metabolizada pelo CP450IID6, a necessidade de diminuição da dose da medicação original deve ser considerada.
Drogas ativas no sistema nervoso central - Foram observadas alterações nos níveis sangüíneos de fenitoína, carbamazepina, haloperidol, clozapina, diazepam, alprazolam, lítio, imipramina e desipramina e em alguns casos, manifestações clínicas de toxicidade. Deve ser considerado o uso de esquemas conservadores de titulação de drogas concomitantes e monitorização do estado clínico.
Ligação às proteínas do plasma - Devido à Fluoxetina estar firmemente ligada à proteína do plasma, a administração de Fluoxetina a um paciente que esteja tomando outra droga que seja firmemente ligada á proteína, pode causar uma mudança nas concentrações plasmáticas da mesma.
Varfarina - Efeitos anti-coagulantes alterados (valores de laboratório e/ou sinais clínicos e sintomas), sem um padrão consistente, porém incluindo sangramento, foram relatados com pouca freqüência quando a Fluoxetina foi co-administrada com varfarina. Com a mesma prudência do uso concomitante de varfarina com muitas outras drogas, os pacientes em tratamento com varfarina devem ser cuidadosamente monitorados quanto á coagulação quando se inicia ou interrompe a Fluoxetina.
Tratamento eletroconvulsivo - Houve raros relatos de convulsões prolongadas em pacientes usando a Fluoxetina e que receberam tratamento eletroconvulsivo.
Meia-vida de eliminação - As meias-vidas longas de eliminação da Fluoxetina e de seu metabólito, norFluoxetina, podem ser de conseqüências potenciais quando forem prescritas drogas que possam interagir com ambas substâncias após a interrupção da Fluoxetina.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal