Interações medicamentosas fluoxetin

FLUOXETIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUOXETIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUOXETIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Drogas metabolizadas pelo sistema P450IID6 – Devido ao potencial da fluoxetina de inibir a isoenzima do citocromo P450IID6, o tratamento com drogas que são predominantemente metabolizadas pelo sistema CP450IID6 e que tem um índice terapêutico estreito, deve ser iniciado com o limite mais baixo de dose se o paciente estiver recebendo fluoxetina concomitantemente ou tomado nas 5 semanas anteriores. Se a fluoxetina for incluída ao tratamento de um paciente que já esteja recebendo uma droga metabolizada pelo CP450IID6, a necessidade de diminuição da dose da medicação original deve ser considerada.
Drogas ativas no sistema nervoso central – Foram observadas alterações nos níveis sangüíneos de fenitoína, carbamazepina, haloperidol, clozapina, diazepam, alprazolam, lítio, imipramina e desipramina e em alguns casos, manifestações clínicas de toxicidade. Deve ser considerado o uso de esquemas conservadores de titulação de drogas concomitantes e monitorização do estado clínico.
Ligação às proteínas do plasma – Devido à fluoxetina estar firmemente ligada à proteína do plasma, a administração de fluoxetina a um paciente que esteja tomando outra droga que seja firmemente ligada á proteína, pode causar uma mudança nas concentrações plasmáticas da mesma.
Varfarina – Efeitos anti-coagulantes alterados (valores de laboratório e/ou sinais clínicos e sintomas), sem um padrão consistente, porém incluindo sangramento, foram relatados com pouca freqüência quando a fluoxetina foi co-administrada com varfarina. Com a mesma prudência do uso concomitante de varfarina com muitas outras drogas, os pacientes em tratamento com varfarina devem ser cuidadosamente monitorados quanto á coagulação quando se inicia ou interrompe a fluoxetina.
Tratamento eletroconvulsivo – Houve raros relatos de convulsões prolongadas em pacientes usando a fluoxetina e que receberam tratamento eletroconvulsivo.
Meia-vida de eliminação – As meias-vidas longas de eliminação da fluoxetina e de seu metabólito, norfluoxetina, podem ser de conseqüências potenciais quando forem prescritas drogas que possam interagir com ambas substâncias após a interrupção da fluoxetina.