Reações adversas aeroflux

AEROFLUX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AEROFLUX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AEROFLUX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como Aeroflux edulito é um produto da associação de salbutamol e guaifenesina, o tipo e a gravidade das reações adversas associadas com cada um destes componentes pode ser esperada. O perfil das reações adversas é derivado dos componentes individuais, uma vez que há relatos clínicos e de pós-comercialização limitados disponíveis para a associação.
Reações associadas ao salbutamol:
Reações muito comuns (>1/10): Aeroflux edulito pode causar um discreto tremor fino na musculatura esquelética e, em geral, as mãos são mais afetadas. Esse efeito é dose-dependente e comum a todos os estimulantes beta-adrenérgicos.
Reações comuns (>1/100 e <1/10):
Aeroflux®
-Cefaleia. Ocasionalmente, foram relatados episódios de cefaleia.
-Taquicardia. Pode ocorrer taquicardia em alguns pacientes.
-Palpitações
-Câimbras musculares

Reações raras (>1/10.000 e <1/1.000):
-hipocalemia. Terapias com agonistas dos receptores β2-adrenérgicos podem resultar em hipocalemia potencialmente grave.
-arritmias cardíacas (incluindo fibrilação atrial, taquicardia supraventricular e extrassístoles) foram relatadas, geralmente em pacientes suscetíveis.
-vasodilatação periférica e um pequeno aumento compensatório da frequência cardíaca podem ocorrer em alguns pacientes.

Reações muito raras (<1/10.000):
-reações de hipersensibilidade. Muito raramente, foram relatadas reações de hipersensibilidade, incluindo angioedema, urticária, broncoespasmo, edema de faringe, hipotensão, colapso.
-hiperatividade. Como ocorre com outros agonistas dos receptores β2-adrenérgicos, hiperatividade foi raramente relatada em crianças.
-sensação de tensão. Alguns pacientes apresentaram sensação de tensão, devido aos efeitos na musculatura esquelética, e não à estimulação do sistema nervoso central.
Reações adversas ocasionalmente relatadas com guaifenesina: reações alérgicas, incluindo angioedema (inchaço da derme e subcutâneo, estruturas que se encontram abaixo da pele), urticária, falta de ar e sintomas gastrointestinais, incluindo náuseas, vômitos e desconforto.

Em caso de eventos adversos, notifique-os ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou à Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.