Reações adversas benegrip

BENEGRIP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BENEGRIP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BENEGRIP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



DIPIRONA SÓDICA: em pacientes sensíveis, independentemente da dose a ser administrada de dipirona, pode provocar reações de hipersensibilidade. As mais graves, embora bastante raras, são choque e discrasias sanguíneas (agranulocitose, leucopenia e trombocitopenia), que é sempre um quadro muito grave. Pacientes com história de reação de hipersensibilidade a outras drogas ou substâncias podem constituir um grupo de maior risco e apresentar efeitos colaterais mais intensos, até mesmo choque. Neste caso, o tratamento deve ser imediatamente suspenso e as providências médicas adequadas devem ser tomadas. Em situações ocasionais, principalmente em pacientes com histórico de doença renal pré-existente ou em casos de sobre dosagem, houve distúrbios renais transitórios como oligúria ou anúria, proteinúria e nefriteintersticial.

MALEATO DE CLORFENIRAMINA: os efeitos colaterais são muito variados em cada paciente. O mais comum é a sedação, outras reações adversas referentes às ações centrais incluem tonturas, zumbidos, lassidão, incoordenação motora, fadiga, vista curta, diplopia, euforia, nervosismo, insônia e tremores. Os efeitos colaterais que se seguem em frequência envolvem o trato digestivo e incluem perda do apetite, náuseas, vômitos, desconforto epigástrico e constipação ou diarreia, outros efeitos colaterais incluem xerostomia (secura da garganta e das vias respiratórias), por vezes induzindo tosse, retenção ou frequência urinária e disúria, palpitações, hipotenção, cefaleia, sensação de opressão no peito e formigamento.

CAFEÍNA: embora a dose aguda letal de cafeína em adultos pareça ser de 5 a 10g, reações adversas podem ser observadas após a ingestão de 1g (158mg/kg; concentrações plasmáticas superiores a 30mcg/mL). Essas reações referem-se principalmente ao sistema nervoso central e circulatório que são: insônia, agitação e excitação, sintomas iniciais que podem progredir até leve delírio; zumbidos, músculos trêmulos e tensos, taquicardia e respiração acelerada.