Reações adversas avamys

AVAMYS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AVAMYS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AVAMYS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Dados de estudos clínicos de grande porte foram usados para determinar a frequência de reações adversas. A seguinte convenção foi usada para a classificação da frequência:

Muito comuns > 1/10
Comuns >1/100 e < 1/10
Incomuns > 1/1.000 e  1/100
Raras > 1/10.000 e  1/1.000
Muito Raras  1/10.000



Dados de Estudos Clínicos
Reação muito comum (>1/10): epistaxe
Entre adultos e adolescentes, a incidência de epistaxe foi mais alta no uso de longa duração (mais de seis semanas) do que no uso de curta duração (até seis semanas). Em estudos clínicos pediátricos de até 12 semanas de duração, a incidência de epistaxe foi similar entre Avamys®Spray Nasal e placebo.

Reações comuns (>1/100 e 1/10): ulceração nasal.
Crianças

Não conhecidas: retardo do crescimento.
Em um estudo clínico de um ano avaliando-se o crescimento em crianças pré-púberes que receberam 110 microgramas de furoato de fluticasona uma vez por dia, uma diferença média de -0,27 cm na velocidade de crescimento foi observada em comparação com placebo por ano (ver Estudos Clínicos).

Dados Pós-comercialização
Reações comuns(>1/100 e 1/10): cefaleia.
Reações incomuns (> 1/1.000 e 1/100): rinalgia, desconforto nasal (incluindo queimação, irritação, ulceração nasal), ressecamento nasal.
Reações raras (>1/10.000 e 1/1.000): manifestações de hipersensibilidade que incluem anafilaxia, angioedema, rash e urticária
Reações muito raras (<1/10.000): perfuração do septo nasal
Não conhecidas: infecções por candida albicans, dificuldades de cicatrização, catarata, glaucoma, imunossupressão, dor faringolaríngea, dor nas costas, nasofaringite, pirexia e tosse.

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, notifique os eventos adversos ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou à Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.