Gravidez azelan

AZELAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AZELAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AZELAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Gravidez
Não existem estudos adequados e bem controlados da administração tópica de ácido azelaico em mulheres grávidas. Estudos em animais não indicaram efeitos prejudiciais diretos ou indiretos à gravidez, desenvolvimento embrional/fetal, ao parto ou desenvolvimento pós-natal (veja “Dados de segurança pré-clínicos”).
Recomenda-se precaução ao prescrever ácido azelaico a mulheres grávidas.
Categoria B – “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista”.

Lactação
Azelan (ácido azelaico) creme:
Não se sabe se o ácido azelaico é excretado no leite humano in vivo. No entanto, um experimento in vitro do equilíbrio de diálise demonstrou que a passagem do fármaco para o leite materno pode ocorrer. Mas não se espera que a distribuição de ácido azelaico no leite materno provoque uma mudança significativa dos níveis basais de ácido azelaico no leite uma vez que o ácido azelaico não é concentrado no leite e menos de 4% da aplicação tópica de ácido azelaico é absorvida sistemicamente, não aumentando a exposição endógena de ácido azelaico acima dos níveis fisiológicos. No entanto, deve-se ter cuidado quando Azelan (ácido azelaico) é administrado a mulheres em fase de amamentação.

Azelan (ácido azelaico) gel:
Não se sabe se o ácido azelaico é excretado no leite humano in vivo. No entanto, um experimento in vitro do equilíbrio de diálise demonstrou que a passagem do fármaco para o leite materno pode ocorrer. Mas não se espera que a distribuição de ácido azelaico no leite materno provoque uma mudança significativa dos níveis basais de ácido azelaico no leite uma vez que o ácido azelaico não é concentrado no leite e a absorção sistêmica de uma aplicação tópica de ácido azelaico não aumenta a exposição endógena de ácido azelaico acima dos níveis fisiológicos. No entanto, deve-se ter cuidado quando Azelan (ácido azelaico) é administrado a mulheres em fase de amamentação.

-Efeitos na habilidade em dirigir ou operar máquinas
Azelan (ácido azelaico) não provoca influência na habilidade em dirigir ou operar máquinas.

-Uso em idosos
Não foram realizadas investigações especiais em indivíduos idosos.