Indicações doxiclin

DOXICLIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DOXICLIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DOXICLIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tratamento
DOXICLIN (cloridrato de doxiciclina) é indicada no tratamento das seguintes infecções: Febre das Montanhas Rochosas, febre tifoide e do grupo tifoide;
Febre Q, rickettsiose e febre do carrapato causada por Rickettsia;
Infecção respiratória causada por Mycoplasma pneumoniae;
Psitacose causada por Chlamydia psittaci;
Linfogranuloma venéreo causado por Chlamydia trachomatis;
Uretrite não complicada, endocervicites ou infecções retais em adultos causadas por Chlamydia trachomatis;
Tracoma causado por Chlamydia trachomatis, embora o agente infeccioso não seja sempre eliminado como observado pela imunofluorescência.
A conjuntivite de inclusão causada por Chlamydia trachomatis pode ser tratada com DOXICLIN oral isolada ou em associação com agentes tópicos.
Orquiepididimite aguda, causada por Chlamydia trachomatis ou Neisseria gonorrhoeae. Granuloma inguinal (donovanose) causado por Calymmatobacterium granulomatis; Estágios iniciais (I e II) da doença de Lyme causado por Borrelia burgdorferi;
Febre recorrente causada por Borrelia recurrentis transmitida pelo piolho; Febre recorrente causada por Borrelia duttonii transmitida pelo carrapato; Uretrite não gonocócica causada por Ureaplasma urealyticum (micoplasma-T).
DOXICLIN também é indicada para o tratamento de infecções causadas pelos seguintes microrganismos Gram-negativos:
Acinetobacter spp.;
Bacteroides spp.;
Fusobacterium spp.;
Brucelose causada por Brucella spp. (em associação a estreptomicina);
Peste causada por Yersinia pestis;
Tularemia causada por Francisella tularensis;
Bartonelose causada por Bartonella bacilliformis;
Campylobacter fetus;
Uma vez que muitas cepas dos seguintes grupos de microrganismos têm demonstrado serem resistentes às tetraciclinas, recomendam-se testes de suscetibilidade e cultura.
Quando os testes bacteriológicos indicarem suscetibilidade adequada ao fármaco, DOXICLIN é indicada para o tratamento de infecções causadas pelos seguintes microrganismos Gram-negativos:
Shigella spp.;
Gonorreia não complicada causada por Neisseria gonorrhoeae;
Infecções respiratórias causadas por Haemophilus influenzae;
Infecções respiratórias e urinárias causadas por Klebsiella spp.;
Escherichia coli;
Enterobacter aerogenes;
Moraxella catarrhalis.
DOXICLIN é indicada para o tratamento de infecções causadas pelos seguintes microrganismos Gram-positivos quando os testes bacteriológicos indicarem suscetibilidade adequada ao fármaco:
Streptococcus spp.: uma certa porcentagem de cepas de Streptococcus pyogenes e Streptococcus faecalis tem sido resistente às tetraciclinas. As tetraciclinas não devem ser utilizadas em infecções estreptocócicas, a menos que os microrganismos tenham demonstrado suscetibilidade às mesmas.
Carbúnculo (antraz maligno) causado por Bacillus anthracis, incluindo carbúnculo adquirido por inalação após exposição: para reduzir a incidência ou progressão da doença após a exposição ao Bacillus anthracis disperso no ar.
Em infecções do trato respiratório superior devido a estreptococos beta-hemolíticos do grupo A, a penicilina é o fármaco usual de escolha, incluindo a profilaxia da febre reumática. Isto inclui:
Infecções do trato respiratório superior causadas por Streptococcus pneumoniae;
Em infecções de pele, tecidos moles e em infecções respiratórias devido a Staphylococcus aureus. As tetraciclinas não são os fármacos de escolha no tratamento de infecções estafilocócicas.
Quando a penicilina é contraindicada, o DOXICLIN é um fármaco alternativo no tratamento de: Actinomicose causada por Actinomyces spp.;
Infecções causadas por Clostridium spp.;
Sífilis causada por Treponema pallidum e bouba causada por Treponema pertenue; Listeriose causada por Listeria monocytogenes;
Infecção de Vincent (gengivite ulcerativa aguda com necrose) causado por Leptotrichia buccalis (anteriormente
Fusobacterium fusiform).

Tratamentos adjuvantes
Em amebíase intestinal aguda, DOXICLIN pode ser útil como adjuvante aos amebicidas.
Em acne grave, causada por Acne vulgaris, a DOXICLIN pode ser útil como terapia adjuvante.

Tratamento e profilaxia
DOXICLIN é indicada na profilaxia e no tratamento das seguintes infecções:
Malária causada por Plasmodium falciparum (em áreas com malária P. falciparum resistente à cloroquina). Leptospirose causada pelo gênero Leptospira.
Cólera causada por Vibrio cholerae.

Profilaxia
DOXICLIN é indicada para a profilaxia das seguintes condições:
Tifo causado por Rickettsia tsutsugamushi.
Diarreia de viajantes causada por Escherichia coli enterotoxigênica.