Posologia de ipraneo

IPRANEO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de IPRANEO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com IPRANEO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A posologia deve ser adaptada conforme as necessidades do paciente, que deve ser mantido sob supervisão médica durante o tratamento.
Aconselha-se não exceder a dose diária recomendada durante o tratamento de manutenção ou da crise aguda.
Se o tratamento não produzir melhora significativa, ou se houver piora do paciente, o médico deverá determinar um novo esquema terapêutico. Os pacientes devem ser instruídos a procurar imediatamente o médico em caso de dispneia aguda ou piora rápida damesma.
Cada 1mL (20 gotas) de Ipraneo® solução gotas para nebulização contém 0,25mg de brometo de ipratrópio, que correspondem a 0,20mg de ipratrópio . Cada gota contém 0,0125mg de brometo de ipratrópio.
A menos que seja prescrito de modo diferente, recomenda-se a seguinte posologia:

Tratamento de manutenção
·Adultos (incluindo idosos e adolescentes acima de 12 anos): 2,0mL (40 gotas = 0,5mg), 3 a 4vezes ao dia.

·Crianças entre 6-12 anos : 1,0mL (20 gotas = 0,25 mg), 3 a 4 vezes ao dia.
·Crianças com menos de 6 anos : 0,4 -1,0mL (8-20 gotas = 0,1mg a 0,25mg), 3 a 4 vezes ao dia. Devido à informação limitada nesta faixa etária, Ipraneo® só deve ser administrado a crianças até 12 anos sob supervisão médica.

Tratamento da crise aguda
·Adultos (incluindo idosos e adolescentes acima de 12 anos): 2,0mL (40 gotas = 0,5mg).
·Crianças entre 6-12 anos : 1,0mL (20 gotas = 0,25mg).
·Crianças com menos de 6 anos : 0,4 -1,0mL (8-20 gotas = 0,1mg – 0,25mg).
As doses acima podem ser repetidas até que o paciente se estabilize. O intervalo entre as doses deve ser determinado pelo médico. Ipraneo pode ser administrado em associação com um beta-agonista inalatório, desde que prescritos pelo médico.
Doses diárias acima de 2mg para adultos e crianças acima de 12 anos, e 1mg para crianças menores de 12 anos de idade, devem ser administradas sob supervisão médica.
Devido à informação limitada nesta faixa etária, brometo de ipratrópio só deve ser administrado a crianças até 12 anos sob supervisão médica.

Modo de usar
As instruções de uso devem ser cuidadosamente lidas para garantir o uso correto do medicamento.
O frasco de Ipraneo® vem com um gotejador: rompa o lacre da tampa e vire o frasco na posição vertical. Para começar o gotejamento bata levemente com o dedo no fundo do frasco e deixe gotejar a quantidade desejada.
A dose recomendada deve ser diluída em solução fisiológica até um volume final de 3-4mL. A solução diluída deve ser nebulizada e inalada até ser totalmente consumida. A solução sempre deve ser diluída antes de cada utilização. Qualquer quantidade residual da solução deve ser descartada.
A dose pode depender do modo de inalação e da qualidade da nebulização. A duração da inalação pode ser controlada pelo volu me de diluição.
Ipraneo® pode ser utilizando com qualquer aparelho de nebulização comercialmente disponível.
Onde houver oxigênio disponível pode ser usado um fluxo de 6 a 8 litros/minuto, ou a critério médico. Ipraneo® solução gotas para nebulização pode ser combinado c om mucolíticos como o ambroxol e a bromexina e com beta-2-agonistas como o fenoterol em solução para nebulização.
Ipraneo® não deve ser misturado com cromoglicato dissódico n o mesmo nebulizador, pois pode ocorrer precipitação do produto.