Gravidez menelat

MENELAT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MENELAT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MENELAT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Gravidez
Dados limitados sobre o uso de mirtazapina em mulheres grávidas não indicam um aumento do risco de malformações congênitas. Estudos em animais não mostraram quaisquer efeitos teratogênicos de relevância clínica, no entanto, foi observada toxicidade.
Dados epidemiológicos sugeriram que o uso de ISRSs na gravidez, principalmente na gravidez tardia, pode aumentar o risco de hipertensão pulmonar persistente no recém-nascido (PPHN). Embora nenhum estudo tenha investigado a associação de PPHN com o tratamento com mirtazapina, esse risco potencial não pode ser descartado levando-se em consideração o mecanismo de ação relacionado (aumento nas concentrações de serotonina).
Deve-se tomar cuidado ao prescrever MENELAT para mulheres grávidas. Se MENELAT for utilizado até ou pouco antes do nascimento, recomenda-se o monitoramento pós-natal do recém- nascido devido aos possíveis efeitos da descontinuação.

Lactação
Dados de estudos em animais e dados limitados em humanos mostraram a excreção de mirtazapina no leite materno em quantidades muito pequenas. Deve-se tomar uma decisão sobre continuar/descontinuar a amamentação ou continuar/descontinuar a terapia com MENELAT levando-se em consideração o efeito da amamentação para a criança e o benefício da terapia com MENELAT para a mulher.