Interações medicamentosas nebilet

NEBILET com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NEBILET têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NEBILET devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As interações seguintes são as geralmente aplicáveis aos antagonistas β- adrenérgicos. Associações não recomendadas Antiarritmicos de classe I (quinidina, hidroquinidina, cibenzolina, flecaínida, disopiramida, lidocaína, mexiletina, propafenona): o efeito no tempo da condução atrio-ventricular pode ser potencializado e o efeito inotrópico negativo aumentado. Antagonistas dos canais de cálcio tipo verapamil/diltiazem: Influência negativa na contratilidade e condução aurículo-ventricular. A administração intravenosa de verapamil em pacientes tratados com β-bloqueadores pode levar a uma hipotensão profunda e bloqueio atrio-ventricular. Anti-hipertensores de ação central (clonidina, guanfacina, moxonidina, metildopa, rilmenidina):
O uso concomitante de medicamentos antihipertensores de ação central pode agravar a insuficiência cardíaca devido a uma diminuição do tônus simpático central (redução da frequência cardíaca e débito cardíaco, vasodilatação). A suspensão abrupta, principalmente se for anterior à descontinuação do β-bloqueador, pode aumentar o risco de hipertensão reativa. Associações que devem ser utilizadas com precaução Antiarrítmicos de classe III (amiodarona): o efeito no tempo da condução atrioventricular pode ser potencializado Anestésicos-halogenados voláteis: o uso concomitante de antagonistas β- adrenérgicos e de fármacos anestésicos pode reduzir a taquicardia reflexa e aumentar o risco de hipotensão. Como regra geral, evitar a interrupção brusca do tratamento com o β-bloqueador. O anestesista deve ser informado sempre que o doente estiver a tomar Nebilet . Fentanil -o uso concomitante com beta-adrenérgicos pode resultar em hipotensão severa. Insulina e anti-diabéticos orais: embora o nebivolol não afete os níveis de glicose, o uso concomitante pode mascarar certos sintomas de hipoglicemia (palpitações, taquicardia). Associações a ser consideradas Glicosideos digitálicos: o uso concomitante pode aumentar o tempo da condução atrio-ventricular. Ensaios clínicos com nebivolol não mostraram evidência clínica de interação.
O nebivolol não influencia a cinética da digoxina. Antagonistas do cálcio do tipo dihidropiridina (anlodipina, felodipina, lacidipina, nifedipina, nicardipina, nimodipina, nitrendipina): o uso concomitante pode aumentar o risco de hipotensão, e não pode ser excluído um aumento do risco de uma posterior deterioração da bomba ventricular em pacientes com insuficiência cardíaca . Antipsicóticos, antidepressivos (tricíclicos, barbitúricos e fenotiazinas): o uso concomitante pode potencializar o efeito hipotensor dos beta-bloqueadores (efeito aditivo). Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): não produzem efeito na diminuição da pressão arterial produzida pelo nebivolol. Agentes simpaticomiméticos: o uso concomitante pode neutralizar o efeito dos antagonistas β-adrenérgicos. Os agentes β-adrenérgicos podem conduzir a uma atividade α-adrenérgica não oposta dos agentes simpaticomiméticos com efeitos α e β-adrenérgicos (risco de hipertensão, bradicardia grave e bloqueio cardíaco). Apesar de estudo pré-clínico demonstrar que o inibidor da fosfodiestarase tipo 5 sildenafil não potencializa as propriedades vasodilatadoras de nebivolol, até o momento recomenda-se que o uso concomitante deve ser evitado porque pode resultar na redução da concentração do sildenafil no sangue e maior risco de hipotensão. Interações farmacocinéticas: Uma vez que o metabolismo do nebivolol envolve a isoenzima CYP2D6, a coadministração de substâncias inibidoras desta enzima, nomeadamente a paroxetina, fluoxetina, tioridazina e quinidina, podem levar a um aumento dos níveis plasmáticos de nebivolol associado a um risco acrescido de bradicardia excessiva e de efeitos adversos. A co-administração de cimetidina aumenta os níveis plasmáticos de nebivolol, sem alterar o efeito clínico. A co-administração de ranitidina não afeta a farmacocinética do nebivolol. Desde que Nebilet seja tomado com a refeição e os antiácidos entre as refeições, ambos os tratamentos podem ser prescritos simultaneamente. A associação de nebivolol com nicardipina aumenta ligeiramente os níveis plasmáticos de ambos os fármacos, sem alterar o efeito clínico. A coadministração de álcool, furosemida ou hidroclorotiazida não afetou a farmacocinética do nebivolol. O nebivolol não tem efeito sobre a farmacocinética e a farmacodinamia da varfarina.
Principais interações com alimentos: Nebilet pode ser tomado com comida ou com o estômago vazio, mas é melhor tomar o comprimido com um pouco de água.
Principais interações com testes laboratoriais: Não há relatos de relevância clínica do efeito do uso de nebivolol nos exames laboratoriais e eletrólitos no sangue. Em estudos clínicos o nebivolol foi associado à alguns casos de aumento de ácido úrico, porém sem relevância clínica ou estatística. Notavelmente, não houve alterações da glicemia. Em estudos clínicos o nebivolol mostrou não causar qualquer alteração significativa dos triglicerídeos e do HDL, e em alguns estudos foram relatados uma redução dos triglicerídeos.