Reações adversas purinethol

PURINETHOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PURINETHOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PURINETHOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não existem documentações clínicas atuais sobre o efeito de Purinethol®, que possa servir como base para determinar precisamente, a frequência da ocorrência de efeitos adversos. Têm-se utilizado os seguintes parâmetros para classificação dos efeitos adversos: Muito comuns: ≥ 10% Comuns: ≥ 1% e < 10% Incomuns: ≥ 0,1% e < 1% Raros: ≥ 0,01% e < 0,1% Muito raros: < 0,01% Neoplasias benignas, malignas e inespecíficas (incluindo cistos e pólipos). Muito raros: leucemia secundária e mielodisplasia (veja Precauções e Advertências). Transtornos sanguíneos e do sistema linfático. Muito comuns: depressão medular, leucopenia e trombocitopenia. O principal efeito colateral do tratamento com a mercaptopurina é a supressão da medula óssea, a qual ocasiona leucopenia e trombocitopenia. Transtornos do sistema imune Reações de hipersensibilidade com as seguintes manifestações tem sido relatadas. Raro: artralgia, rash cutâneo, febre medicamentosa. Muito raro: edema facial. Transtornos metabólicos e nutricionais Incomuns: anorexia. Transtornos gastrintestinais Comuns: náusea, vômito, pancreatite em pacientes com doença inflamatória intestinal. Raros: ulceração bucal, pancreatite. Muito raros: ulceração intestinal. Transtornos hepatobiliares Comuns: colestase biliar, hepatotoxicidade. Raro: necrose hepática. A mercaptopurina é hepatotóxica em animais e no homem. As descobertas histológicas no homem demonstram necrose hepática e estase biliar.
A incidência de hepatotoxicidade varia consideravelmente e pode ocorrer com qualquer dose, porém, mais freqüentemente, quando se excede a dose diária recomendada de 2,5mg/kg de peso corporal ou 75mg/m2 de área de superfície corporal. O controle da função renal, através de testes, pode permitir detecção antecipada da toxicidade hepática. Esta é normalmente reversível, caso o tratamento com a mercaptopurina seja interrompido a tempo de evitar a falência renal fatal. Transtornos da pele e do tecido subcutâneo Raros: alopecia. Transtornos mamários e do sistema reprodutor Muito raros: oligospermia transitória.