Reações adversas spidufen

SPIDUFEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SPIDUFEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SPIDUFEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Spidufen® é bem tolerado, mas como qualquer outro medicamento pode apresentar reações adversas. As reações adversas causadas por medicamentos como o Spidufen® são mais comuns em pessoas com mais de 65 anos de idade. A incidência de efeitos adversos é menor em tratamentos de curto prazo e se a dose diária estiver abaixo da dose recomendada. Os eventos adversos descritos abaixo são aqueles comuns à classe dos antiinflamatórios:
– Gastrintestinais: As reações adversas gastrintestinais são as mais freqüentes. Entre elas: anorexia, náusea, vômito, dispepsia, pirose gástrica, sensação de desconforto abdominal, diarréia, sangramento gastrintestinal e reativação de úlcera.
– Sistema nervoso central: Cefaléia, confusão, zumbido e sonolência são verificados com freqüência inferior em comparação com os efeitos gastrintestinais. Foram relatados casos de reação psicótica e depressão. Foram descritos casos únicos nos quais após o uso de ibuprofeno ocorreu cefaléia de intensidade elevada, náusea, vômito, febre, rigidez dos músculos do pescoço, obnubilação do sensório (sinais iniciais de meningite).
– Cardiovascular: Edema das extremidades ou retenção hídrica (mais provável em cardiopatas, hipertensos ou com certo grau de insuficiência renal), especialmente em pacientes idosos.
– Órgãos do sentido: Distúrbios visuais.
– Cutâneos/Reações de hipersensibilidade: “Rash” cutâneo, inclusive urticária, exantema e púrpura, acompanhados ou não por prurido, e síndrome de Stevens-Johnson. Reações generalizadas de hipersensibilidade são raras. Os sintomas podem compreender febre, dores abdominais, cefaléia, náusea e vômito, sinais de disfunção hepática e também meningismo e fenômenos anafiláticos. Em casos raros o ibuprofeno pode provocar broncoespasmo em pacientes predispostos.
– Hematológicos: Em doses diárias superiores a 1000 mg, o ibuprofeno pode prolongar o tempo de sangramento. Foram relatados casos de trombocitopenia, granulocitopenia, agranulocitose, anemia hemolítica e anemia aplásica.
– Hepáticos: Foram relatados casos de alteração das provas de função hepática (elevação dos níveis de transaminases) e de icterícia. Reações hepatotóxicas podem ser verificadas quando das reações de hipersensibilidade generalizada.
– Renais: Retenção de sódio e de líquidos ou edema. Foram relatados casos de disúria e de nefrite aguda intersticial. Pode ser verificada insuficiência renal em vários níveis de gravidade, em particular pela administração prolongada de altas dosagens. A insuficiência renal aguda pode surgir no caso de reação de hipersensibilidade generalizada. Foram relatados ainda sinais de dano renal (necrose da papila). O paciente deve ser orientado para no caso de aparecimento de reações adversas, suspender o tratamento e consultar seu médico. As reações de hipersensibilidade mais comuns são: febre, erupção na pele, dor abdominal, dor de cabeça intensa e persistente, náuseas, vômitos, edema da face, língua e garganta, dificuldade respiratória, asma, taquicardia, hipotensão e choque. Se for observada qualquer outra reação não descrita nesta bula, informe seu médico.