Reações adversas zoxipan

ZOXIPAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZOXIPAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZOXIPAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas observadas com citalopram são em geral moderadas e transitórias. As reações adversas são mais frequentes durante a primeira ou segunda semana de tratamento e, geralmente, diminuem de intensidade e frequência com a continuação do tratamento. Para as reações após uma dose-resposta foi descoberto: aumento da sudorese, boca seca, insônia, sonolência, diarreia, náuseas e fadiga.
A tabela mostra o percentual de reações adversas associadas com ISRSs e/ou citalopram visto em => 1% dos pacientes em estudos duplo-cego placebo-controlados ou no período pós-comercialização. As frequências foram definidas como: muito comum (> 1/10), comum (> 1/100 a ≤ 1/10), incomum (> 1/1.000 a <= 1/100), raro (> 1/10.000 a <= 1/1.000), muito raro (<=1/10.000), desconhecido (não pode ser estimado com os dados atuais).

  Muito comum Comum Incomum Raro Desconhecido

Distúrbios
sanguíneos e
linfáticos

        Trombocitopenia

Distúrbios do
sistema
imunológico

       

Hipersensibilidade,
reação anafilática

Distúrbios
endócrinos

       

Secreção
inadequada do
hormônio
antidiurético

Distúrbios de
metabolismo e
nutrição

 

Diminuição do
apetite,
diminuição do
peso

Aumento do
apetite, aumento
do peso

Hiponatremia Hipocalemia

Distúrbios
psiquiátricos

 

Agitação,
diminuição da
libido, ansiedade,
nervosismo,
confusão, sonhos
anormais, orgasmo
anormal em
mulheres

Agressividade,
alucinações,
despersonalização,
mania

 

Ataque de pânico,
bruxismo,
agitação, ideação
suicida,
comportamento
suicida1

Distúrbios do
sistema nervoso

Insônia,
sonolência

Tremores,
parestesia, tontura

Síncope

Convulsão de
grande mal

Convulsões,
síndrome

Distúrbios de
visão

   

Midríase (que
pode levar ao
glaucoma agudo
de ângulo
fechado). Vide
“Advertências e
Precauções”

  Distúrbio visual

Distúrbios de
audição

  Tinitus      

Distúrbios
cardíacos

   

Taquicardia,
bradicardia

 

Intervalo QT
prolongado no
eletrocardiograma,
arritmia
ventricular,
incluindo Torsade
de Pointes

Distúrbios
vasculares

      Hemorragia

Exames de função
hepática anormais

Distúrbios da pele
e do tecido
subcutâneo

Aumento da
sudorese

Prurido

Urticária, alopecia,
eritema (rash),
púrpura,
fotossensibilidade

 

Equimoses,
angioedemas

Distúrbios dos
tecidos músculoesqueléticos
e
conectivos

 

Artralgias,
mialgias

     

Distúrbios renais e
urinários

    Retenção urinária    

Distúrbios do
sistema reprodutor
e mamas

 

Impotência,
alterações da
ejaculação, falha

Mulheres:
menorragia

 

Galactorreia
Mulheres:
metrorragia

Distúrbios gerais e
problemas no local
de administração

  Fadiga Edema Pirexia  



1 Casos de ideação suicida e comportamentos suicidas foram relatados durante a terapia do citalopram ou logo após a descontinuação do tratamento (vide “Advertências e Precauções”).

Fraturas Ósseas
Estudos epidemiológicos, conduzidos principalmente em pacientes com 50 anos de idade e mais velhos, mostram um aumento do risco de fraturas ósseas em doentes tratados com ISRS e antidepressivos tricíclicos. O mecanismo que leva a este risco é desconhecido.

Prolongamento do Intervalo QT
Casos de prolongamento do intervalo QT e arritmia ventricular incluindo Torsade de Pointes foram relatados durante o período de comercialização, predominantemente em pacientes do sexo feminino, com hipocalemia ou com prolongamento do intervalo QT preexistente causado por outras doenças cardíacas (vide “Contraindicações”, “Advertências e Precauções”, “Interações Medicamentosas”, “Superdose” e “Características Farmacológicas – Propriedades Farmacodinâmicas”).
As seguintes reações adversas a medicamentos também foram reportadas para a classe terapêutica dos ISRS: inquietude psicomotora/acatisia (vide “Advertências e Precauções”) e anorexia.

Sintomas observados na descontinuação do tratamento com ISRSs
A descontinuação do citalopram (particularmente quando abrupta) causa sintomas de descontinuação.
Tonturas, alterações da senso-percepção (inclui parestesias), alterações do sono (inclui insônia e sonhos vívidos), agitação ou ansiedade, náusea e/ou vômitos, tremores, confusão, sudorese, cefaleia, diarreia, palpitações, instabilidade emocional, irritabilidade e alterações visuais são as reações mais comumente reportadas. Geralmente, esses eventos são de intensidade leve a moderada e autolimitados, porém em alguns pacientes podem ser graves e/ou prolongados. Os eventos geralmente se resolvem dentro de 2 semanas, embora em alguns indivíduos este tempo possa se prolongar (2-3 meses ou mais). Logo, quando o tratamento com o citalopram não for mais necessário, recomenda-se fazer uma descontinuação gradual, com diminuição progressiva da dose (vide “Posologia e Modo de Usar” e “Advertências e Precauções”).

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.