Reações adversas aciclovir comprimidos 200 mg

Aciclovir Comprimidos 200 mg com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Aciclovir Comprimidos 200 mg têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Aciclovir Comprimidos 200 mg devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça, tonteira; enjoos, vômito, diarreia e dores no abdômen; coceira e vermelhidão/protuberâncias na pele que podem piorar com exposição ao sol; sensação de cansaço, febre.

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): urticária (formação de placas avermelhadas na pele), queda de cabelo.

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): anafilaxia (reação alérgica sistêmica severa); falta de ar; aumento reversível de bilirrubina (substância encontrada na bile) e de algumas enzimas do fígado; inchaço na pele (angioedema); aumento dos níveis de substâncias encontradas no sangue, como ureia e creatinina.

Reações muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): anemia, leucopenia (baixa contagem de glóbulos brancos que são células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo) e trombocitopenia (redução no número de plaquetas); agitação, confusão, tremor, ataxia (falta de coordenação dos movimentos), disartria (dificuldade em controlar os músculos da fala), alucinações, sintomas psicóticos, convulsões, sonolência, encefalopatia (inflamação no cérebro) e coma; hepatite (inflamação do fígado) e icterícia (amarelamento da pele ou dos olhos); insuficiência renal aguda e dor nos rins (pode estar associada à insuficiência renal).