Contra-indicações acitretina

CONTRA- Acitretina com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRA- Acitretina têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRA- Acitretina devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Neotigason é contraindicado em caso de insuficiência hepática e/ou renal grave e em pacientes com lipidemia excessivamente elevada.
Como tanto o Neotigason como as tetraciclinas podem aumentar a pressão intracraniana, a administração concomitante é contraindicada (vide item “Interações Medicamentosas”).
Tem sido relatado o aumento do risco de hepatite resultante do uso combinado de metotrexato e etretinato (vide item “Interações Medicamentosas”). Consequentemente, a combinação de metotrexato e Neotigason é contraindicada. A administração concomitante de Neotigason® e vitamina A ou outros retinóides é contraindicada devido ao risco de hipervitaminose A (vide item “Interações Medicamentosas”).
Neotigason® é contraindicado em casos de hipersensibilidade ao medicamento ou a outros retinóides.

Gestação e lactação
Categoria de risco na gravidez: X.

Neotigason® é altamente teratogênico e é proibida a sua utilização por grávidas. Seu uso é, portanto, contraindicado não só em mulheres grávidas, mas também em mulheres com potencial de engravidar durante e até três anos após o tratamento. Portanto, é necessário empregar contraceptivos eficazes 30 dias antes, durante, e até três anos após o término do tratamento.
A doação de sangue é absolutamente contraindicada durante até três anos após o término do tratamento com acitretina.
O uso concomitante de álcool durante e até dois meses após o tratamento com acitretina potencializa a formação de etretinato, agente altamente teratogênico.
Existe um risco extremamente elevado de nascimento de uma criança com má formação se o Neotigason® for utilizado antes ou durante a gravidez, independentemente da dose e período de administração. A exposição fetal ao Neotigason® geralmente implica em risco de má formação congênita.
Neotigason® é contraindicado a mulheres com potencial de engravidar a menos que a paciente do sexo feminino satisfaça todas as seguintes condições:
-apresente grave distúrbio de ceratinização resistente às terapêuticas convencionais;
-seja confiável na compreensão e cumprimento das instruções;
-seja capaz de adotar as medidas estabelecidas para evitar a gravidez de forma confiável e sem falhas.
-é absolutamente essencial que toda mulher com potencial para engravidar e que necessite de tratamento com Neotigason® adote uma contracepção eficaz (preferencialmente dois métodos complementares) sem interrupção nos 30 dias antecedentes, durante, e até três anos após o término do tratamento. A paciente deve ser orientada a entrar em contato com um médico imediatamente se houver suspeita de gravidez;
-o tratamento não deve começar antes do segundo ou terceiro dia do período menstrual seguinte;
-no início do tratamento, deve ser realizado um teste de gravidez (com sensibilidade mínima de 25 mIU/mL) garantindo um resultado negativo até 3 dias antes da administração da primeira dose. Durante o tratamento, recomenda-se a repetição mensal do teste de gravidez. Um teste negativo de não mais que 3 dias de antecedência é obrigatório antes que a prescrição seja feita nestas consultas. Após o término do tratamento, testes de gravidez devem ser feitos em intervalos de 1 a 3 meses por um período de 3 anos após a última dose;
Antes de se iniciar o tratamento, a paciente precisa ser informada por seu médico, verbalmente e por escrito, sobre as precauções a serem adotadas, o risco de ocorrer má formação fetal grave e as possíveis consequências caso ocorra gravidez durante o tratamento com Neotigason®, ou nos três anos após a interrupção do tratamento.
As mesmas medidas contraceptivas eficazes e sem interrupção devem ser tomadas todas as vezes que o tratamento for repetido, independentemente do intervalo entre os tratamentos, e devem ser mantidas durante os 3 anos seguintes.
Se a paciente engravidar durante o tratamento com Neotigason® ou até 3 anos após o seu término, apesar de todas as precauções, há um grande risco de má formação fetal grave (defeitos de crânio ou face; má formações cardíacas, vasculares e neurológicas; defeitos esqueléticos e do timo) e a incidência de abortos espontâneos é maior. Este risco aumenta especialmente durante e após dois meses do tratamento com Neotigason®. Durante até 3 anos após a descontinuação de Neotigason®, o risco é mais baixo (particularmente em mulheres que não tenham consumido álcool), mas não completamente excluído (pela possível formação de etretinato).

Lactação
Este medicamento é contraindicado para uso por lactantes.