Feed

Já é assinante?

Entrar

Posologia de Bactrim

Bactrim®, comprimidos e suspensão oral
Posologia padrão
As doses devem ser administradas pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com suficiente quantidade de líquido.

b) Adultos e crianças acima de 12 anos
Dose habitual: 2 comprimidos de Bactrim® ou 1 comprimido de Bactrim® F ou 20 mL da suspensão a cada 12 horas ou 10 mL da suspensão F a cada 12 horas.
Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 14 dias): 1 comprimido de Bactrim® ou 1/2 comprimido de Bactrim® F ou 10 mL da suspensão a cada 12 horas ou 5 mL da suspensão F a cada 12 horas.
Dose máxima (casos especialmente graves): 3 comprimidos de Bactrim® ou 1 e 1/2 comprimido de Bactrim® F ou 30 mL da suspensão a cada 12 horas ou 15 mL da suspensão F a cada 12 horas.
c) Crianças abaixo de 12 anos

Os esquemas abaixo para crianças são aproximadamente equivalentes à dose diária de 6 mg de trimetoprima e 30 mg sulfametoxazol por kg de peso.
Para infecções graves, a dose apresentada para crianças pode aumentar em até 50%.

Tabela 2. Dosagem normal para crianças abaixo de 12 anos de idade.

Idade

Dose da suspensão a cada 12 horas

 

         Suspensão                   Suspensão F

6 semanas a 5 meses

2,5 mL

-

6 meses a 5 anos

5 mL

2,5 mL

6 anos a 12 anos

10 mL

5 mL



Duração do tratamento
Em infecções agudas, Bactrim® deve ser administrado por pelo menos 5 dias, ou, até que o paciente esteja assintomático por pelo menos 2 dias. Se a melhora clínica não for evidente após 7 dias de tratamento, o paciente deve ser reavaliado.

Posologias especiais
a. Cancróide: 2 comprimidos de Bactrim® ou 1 comprimido de Bactrim® F duas vezes ao dia, se não ocorrer cicatrização aparente após 7 dias, um curso adicional de 7 dias de tratamento deve ser considerado. Entretanto, o médico deve estar ciente de que a falha na resposta pode indicar que a doença é causada por um microorganismo resistente.
b. Gonorréia - Adultos : 5 comprimidos de Bactrim® ou 2 e 1/2 comprimidos de Bactrim® F duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, em um único dia de tratamento.
c. Pacientes em hemodiálise: Após administração da dosagem normal, doses de 1/2 ou 1/3 da dosagem original devem ser administradas a cada 24 – 48 horas.
d. Infecções urinárias agudas não complicadas: Para mulheres com infecções urinárias não complicadas recomenda-se dose única de 3 comprimidos de Bactrim® F. Os comprimidos devem ser tomados, se possível à noite após a refeição ou antes de deitar.
e. Pneumonia por Pneumocystis carinii: Recomenda-se até 20 mg/kg de trimetoprima e 100 mg/kg de sulfametoxazol nas 24 horas (doses iguais, fracionadas a cada 6 horas) durante 14 dias.
A tabela seguinte fornece a orientação relativa ao limite superior de dosagem, por peso corpóreo, para pacientes com pneumonia causada pelo Pneumocystis carinii:

Tabela 3. Orientação relativa ao limite superior de dosagem, por peso corpóreo, para pacientes com pneumonia causada pelo Pneumocystis carinii

Peso corporal

Dose - a cada 6 horas

Kg

Suspensão (medidas) (mL)

Comprimidos

Comprimidos F

8                                           1 (5mL)

 

16

2 (10 mL)

1

24

3 (15 mL)

1 1/2

32

4 (20 mL)

2

1

40

5 (25 mL)

2 1/2

48

6 (30 mL)

3

1 1/2

64

8 (40 mL)

4

2

80

10 (50 mL)

5

2 1/2


Para a profilaxia da pneumonia por Pneumocistis carinii, a dose recomendada para adolescentes e adultos é de 1 comprimido de Bactrim® F ao dia ou 1 comprimido de Bactrim® ao dia. A dose ótima para profilaxia não foi estabelecida.

Crianças – profilaxia de pneumonia causada por Pneumocystis carinii.
Para crianças a dose recomendada é de 150 mg/m2/dia TMP com 750 mg/m2/dia SMZ administrados por via oral em doses iguais divididas em duas vezes, durante 3 dias consecutivos por semana. A dose diária total não deve exceder 320 mg/m2/dia TMP e 600 mg/m2/dia SMZ.

A tabela seguinte fornece orientação relativa à dosagem recomendada de acordo com a superfície corpórea, em crianças, para a profilaxia da pneumonia causada por Pneumocystis carinii:

Tabela 4. Orientação relativa à dosagem recomendada de acordo com a superfície corpórea, em crianças, para a profilaxia da pneumonia causada por Pneumocystis carinii

Superfície corporal

Dose - a cada 12 horas

m2

Medidas da suspensão

Medidas da suspensão F

Comprimidos

0,26

1/2 (2,5 mL)

-

-

0,53

1 (5 mL)

1/2 (2,5 mL)

1/2

1,06

2 (10 mL)

1 (5 mL)

1



f. Pacientes com insuficiência renal
A tabela abaixo apresenta o esquema de dosagem recomendada para pacientes com insuficiência renal.

Tabela 5. Dosagem recomendada para pacientes com insuficiência renal.

Clearance de creatinina

Esquema posológico recomendado

acima de 30 mL/min

dose padrão

15 - 30 mL/min

metade da dose padrão

menos de 15 mL/min não

é recomendável o uso de Bactrim® (sulfametoxazol + trimetoprima)



g. Pacientes com nocardiose: a dose diária recomendada para pacientes adultos com nocardiose é de 3 - 4 comprimidos de Bactrim® Forte, durante pelo menos 3 meses. Esta dose requer ajustes de acordo com a idade do paciente, o peso e função renal, bem como a gravidade da doença. Foi relata a duração de tratamento de 18 meses.
h. Pacientes idosos: Pacientes idosos com função renal normal devem receber as mesmas doses do adulto mais jovem.
Bactrim®, infusão intravenosa
A administração parenteral de Bactrim® está indicada em casos nos quais a dose oral não é possível, especialmente em infecções pré e pós-operatórias, em infecções de organismos sensíveis como tifóide e paratifóide.

Dose padrão
Se a administração oral é impossível ou contra-indicada, a ampola para infusão uso endovenosa somente pode ser usada seguindo diluição com as soluções de infusão apropriadas.
Dose padrão para adultos e crianças acima de 12 anos: 2 ampolas de 5 mL, duas vezes ao dia (10 mL duas vezes ao dia) após diluição apropriada, pela manhã e à tarde.
Altas doses (para casos particularmente graves): 3 ampolas de 5 mL, duas vezes ao dia (15 mL duas vezes ao dia) , pela manhã e à tarde.

Crianças até 12 anos: A dose média é aproximadamente 2 mL/5 kg de peso corpóreo diariamente, dividido em duas doses iguais de manhã e a tarde. Portanto, a dose recomendada para crianças é 6 mg TMP mais 30 mg de SMZ por kg de peso corpóreo diariamente.

Duração do tratamento
Como regra geral, a formulação parenteral de Bactrim® deve ser dada somente durante o período no qual o tratamento oral não é possível; a dose padrão não mais do que 5 dias consecutivos e as altas doses não mais do que 3 dias consecutivos.

Método de administração
Bactrim® deve ser diluído antes do uso. Veja seção “5. Modo de usar e cuidados de conservação depois de aberto” para informações sobre a solução de infusão e instruções de diluição.

Posologias especiais
a. Pacientes com pneumonia por Pneumocystis carinii
A dose recomendada para pacientes com pneumonia por P. carinii é de até 20 mg/kg de TMP e 100 mg/kg de SMZ nas 24 horas, dadas em doses iguais e fracionadas a cada 6 horas durante 14 dias.

b. Pacientes com insuficiência renal
A tabela abaixo apresenta o esquema de dosagem recomendada para pacientes com insuficiência renal.

Tabela 6. Dosagem recomendada para pacientes com insuficiência renal.
__________________________________________________
Clearance de creatinina / Esquema posológico recomendado
__________________________________________________
Acima de 30 mL/min. / Posologia padrão
__________________________________________________
15 - 30 mL/min. / metade da posologia padrão
___________________________________________________
menos de 15 mL/min. / não é recomendável o uso de Bactrim®
___________________________________________________

c. Pacientes com nocardiose: a dose diária recomendada para pacientes adultos com nocardiose é de 480 - 640 mg TMP e 2400 - 3200 mg SMZ por pelo menos 3 meses. Esta dose requer ajustes de acordo com a idade do paciente, o peso e função renal, bem como a gravidade da doença. Foi relata a duração de tratamento de 18 meses.
d. Pacientes idosos: Pacientes idosos com função renal normal devem receber as mesmas doses do adulto mais jovem.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal