Posologia de benazepril

Benazepril com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Benazepril têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Benazepril devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de usar
Os comprimidos revestidos de Lotensin® devem ser ingeridos com um pouco de líquido.

Posologia na população em geral

•Hipertensão
A dose inicial recomendada para pacientes que não estejam recebendo um diurético tiazídico é de 10 mg, uma vez ao dia. A dose pode ser aumentada para 20 mg diários. A dose deve ser ajustada de acordo com a resposta da pressão arterial, geralmente a intervalos de 1 a 2 semanas. Em alguns pacientes o efeito anti-hipertensivo pode diminuir ao final do intervalo de dose. A dosagem total diária deve, nesses casos, ser dividida em duas doses iguais. A dose diária máxima de Lotensin® recomendada em pacientes hipertensos é de 40 mg, administrados em dose única ou em duas doses.
Se Lotensin® isoladamente não produzir uma redução suficiente da pressão arterial, um outro anti-hipertensivo pode ser administrado concomitantemente, por ex.: um diurético tiazídico ou um antagonista de cálcio (inicialmente em baixa dose). Para pacientes já em tratamento com diuréticos, a administração do Lotensin®, deve ser cautelosa e/ou a redução de dose deve ser considerada no início do tratamento, particularmente em pacientes severamente depletados de sódio e/ou de volume. Isto pode incluir temporariamente uma redução de dose ou suspensão do diurético (por exemplo, por 2 a 3 dias) antes do início do Lotensin® ou uma redução da dose inicial de Lotensin® para 5 mg (ao invés de 10 mg) de modo a se evitar a hipotensão excessiva. A depleção de volume e/ou sal deve ser corrigida antes de se iniciar a terapia com Lotensin® (vide “Advertências e precauções”).
A dose usual de Lotensin® é recomendada para pacientes com clearance (depuração) de creatinina maior ou igual a 30 mL/min.

•Pacientes com clearance (depuração) de creatinina menor que 30 mL/min
A dose inicial é de 5 mg. A dose pode ser aumentada até 10 mg/dia (vide “Características farmacológicas – Farmacodinâmica”). Para alguma redução adicional na pressão arterial pode ser adicionado um diuréticonão-tiazídico ou outro agente anti-hipertensivo.

•Pacientes hipertensos com insuficiência renal
Em pacientes hipertensos com insuficiência renal, a menor dose inicial (5 mg) é recomendada (vide “Advertências e precauções”).

•Insuficiência renal crônica progressiva
A dose recomendada para diminuir a progressão da doença renal crônica com ou sem hipertensão é 10 mg, uma vez ao dia. Outros anti-hipertensivos podem ser usados em combinação com Lotensin® se a terapia adicional for necessária para diminuir a pressão sanguínea.

População especial
•Pacientes pediátricos
Os efeitos anti-hipertensivos de Lotensin® foram avaliados em um estudo duplo-cego com pacientes pediátricos de 7 a 16 anos. A dose inicial usual foi de 0,2 mg/kg (até uma dose máxima de 10 mg/dia). A dose foi ajustada de acordo com a resposta da pressão sanguínea até a dose máxima de 0,6 mg/kg (ou uma dose diária máxima de 40 mg) (vide
“Características farmacológicas: farmacodinâmica”). A farmacocinética de Lotensin® foi avaliada em pacientes pediátricos de 6 a 16 anos (vide “Características farmacológicas – propriedades farmacocinéticas”).
O tratamento com Lotensin® não é recomendado em pacientes menores de 6 anos (peso corpóreo menor que 25 kg), e em crianças com taxa de filtração glomerular menor que 30 mL/min, uma vez que os dados disponíveis para esse grupo são insuficientes para sustentar uma recomendação de dose.
Crianças que não conseguem engolir os comprimidos, ou para aquelas em que a dose calculada (mg/kg) não corresponde à concentração disponível não devem ser tratadas com Lotensin® comprimidos. A segurança e eficácia não foram estabelecidas em crianças com insuficiência renal crônica progressiva.
Não há informação sobre a administração a longo prazo em pacientes pediátricos (vide “Reações adversas” e “Características farmacológicas – propriedades farmacodinâmicas”).

•Pacientes geriátricos (65 anos de idade ou acima)
A dose recomendada e os cuidados especiais para idosos são os mesmos de adultos mais jovens (vide “Características farmacológicas – propriedades farmacocinéticas”).

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.