Reações adversas benzilpenicilina procaína e potássica

Benzilpenicilina Procaína e Potássica com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Benzilpenicilina Procaína e Potássica têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Benzilpenicilina Procaína e Potássica devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reações comuns (>1/100 a <1/10).
Embora a combinação de benzilpenicilina procaína + benzilpenicilina potássica seja bastante segura, existe risco de reação alérgica (2%) e outros efeitos adversos que seguem. Superinfecção foi descrita em 9% de pacientes com pneumonia tratados com o medicamento.
Reações cuja frequência é desconhecida.
Erupções cutâneas (diferentes formas clínicas), urticária, edema da faringe, hipertermia, calafrios, edema generalizado, equimoses e artralgia. Já houve reações alérgicas graves e até fatais. Dor e inflamação podem surgir na área de aplicação. Com o uso prolongado, podem surgir alterações da sensibilidade e colite.
Doses muito altas ou uso em pacientes com insuficiência renal grave podem causar doença cerebral grave. Há registros de toxicidade hepática, renal e medular.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.