Reações adversas desogestrel 75 mcg

Desogestrel 75 mcg com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Desogestrel 75 mcg têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Desogestrel 75 mcg devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas mais comumente relatadas nos estudos clínicos com desogestrel (> 2,5%) foram sangramento irregular, acne, alterações de humor, dor nas mamas, náusea e aumento de peso. As reações adversas mencionadas a seguir foram consideradas pelos pesquisadores como tendo uma relação estabelecida, provável ou possível com o tratamento.

Classe de Órgãos e
Sistema

Frequência das reações adversas

Comum
≥ 1/100

Incomum
≥ 1/1000 e < 1/100

Rara

< 1/1000

Infecções e infestações   infecção vaginal  
Distúrbios psiquiátricos

alteração de humor,
diminuição da libido

   

Distúrbios do sistema
nervoso

cefaleia    
Distúrbios dos olhos  

intolerância a lentes de
contato

 
Distúrbios gastrintestinais náusea vômitos  

Distúrbios da pele e tecidos
subcutâneos

acne alopecia

exantema, urticária,
eritema nodoso

Distúrbios do sistema
reprodutor e
distúrbios mamários

dor nas mamas,
menstruação
irregular, amenorreia

dismenorreia, cistos
ovarianos

 

Distúrbios gerais e
condições no
local de administração

  fadiga  
Investigações aumento de peso    

 



* MedDRA versão 9.0.

Foram relatadas secreções mamárias e, raramente, gestações ectópicas com o uso de desogestrel durante a farmacovigilância pós-comercialização (ver item “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”).
Em mulheres utilizando anticoncepcionais orais (combinados) foram relatados alguns efeitos indesejáveis (graves). Esses incluem distúrbios tromboembólicos venosos e arteriais, tumores dependentes de hormônio (por ex., câncer de mama) e cloasma, alguns dos quais são discutidos no item “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.