Posologia de diclofenaco resinato gotas

Diclofenaco resinato Gotas com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Diclofenaco resinato Gotas têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Diclofenaco resinato Gotas devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de usar
Como uma recomendação geral, a dose deve ser individualmente ajustada. As reações adversas podem ser minimizadas utilizando a menor dose efetiva no período de tempo mais curto necessário para controlar os sintomas (vide advertências e precauções). As gotas devem ser ingeridas.

O diclofenaco resinato gotas não é solúvel em água, sucos de frutas, leite, etc. O frasco deve ser bem agitado por 1 minuto antes da abertura.
O número de gotas necessário deve ser contado em uma colher e o conteúdo da colher deve ser ingerido, preferencialmente durante as refeições.

AGITE BEM ANTES DE USAR
UTILIZAR UMA COLHER

Posologia
População alvo geral: adultos
Estão disponíveis outras formas farmacêuticas para uso adulto (como por exemplo comprimidos dispersíveis e drágeas). Entretanto, em alguns casos específicos diclofenaco resinato gotas pode ser indicado para uso adulto. A dose inicial diária, neste caso, é de 100 a 150mg. Em casos mais leves, 75 a 100mg diariamente geralmente são suficientes. A dose total diária deve ser dividida em 2 a 3 ingestões separadas.

Populações especiais
-Pacientes pediátricos (menores de 18 anos)
O diclofenaco resinato gotas é particularmente adequado para uso pediátrico uma vez que se pode ajustar a dose individualmente de acordo com o peso corpóreo da criança, conforme esquema terapêutico (1 gota = 0,5mg).

Crianças com um ano ou mais e adolescentes, depende ndo da gravidade da afecção, devem receber doses diárias de 0,5 a 2mg por kg de peso orpóreoc (1 a 4 gotas), divididas em duas a três ingestões.
Para adolescentes de 14 anos ou mais, 75 a 100mg diariamente, divididos em 2 ou 3 tomadas, são geralmente suficientes.
A dose diária máxima de 150mg não deve ser excedida.

-Pacientes geriátricos (65 anos ou mais)
Em geral, não é necessário ajuste da dose inicial para idosos. Entretanto, precaução é indicada por patologias associadas, especialmente para pacientes idosos debilitados ou aqueles com baixo corporal (vide “advertências e precauções”).

-Doença cardiovascular estabelecida ou fatores de risco cardiovascular significativos
O tratamento com diclofenaco resinato geralmente não é recomendado em pacientes com doença cardiovascular estabelecida ou hipertensão não controlada. Se necessário, pacientes com doença cardiovascular estabelecida, hipertensão não controlada, ou fatores de risco significativos para doenças cardiovasculares, devem ser tratados com diclofenaco resinato somente após avaliação cuidadosa e somente para dos es diárias <= 100mg, se tratado por mais do que 4 semanas (vide “advertências e precauções”).

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência cardíaca grave.

-Insuficiência renal
O diclofenaco resinato é contraindicado a pacientes com insuficiência renal (GFR <15mL/min/1.73m2) (vide “Contraindicações”). Não foram realizados estudos específicos em pacientes com insuficiência renal, portanto não pode ser feita recomendação no ajuste específico da dose. Recomenda-se cautela quando diclofenaco resinato é administrado a pacientes com insuficiência renal (vide “advertências e precauções”).

-Insuficiência hepática
O diclofenaco resinato é contraindicado a pacientes com insuficiência hepática (vide “Contraindicações”). Não foram realizados estudos específicos em pacientes com insuficiência hepática, portanto não pode ser feita recomendação no ajuste específico da dose. Recomenda-se cautela quando diclofenaco resinato é administrado a pacientes com insuficiência hepática leve a moderada (vide “advertências e precauções”).