Posologia de dipirona injetável

Dipirona Injetável com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Dipirona Injetável têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Dipirona Injetável devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A princípio, a dose e a via de administração escolhida dependem do efeito analgésico desejado e das condições do paciente. Em muitos casos, a administração oral é suficiente para obter analgesia satisfatória.
Quando for necessário um efeito analgésico de início rápido ou quando a administração por via oral ou retal é contraindicada, recomenda-se a administração de dipirona injetável por via intravenosa ou intramuscular.
O tratamento pode ser interrompido a qualquer instante sem provocar danos ao paciente, inerentes à retirada da medicação.
Quando da escolha da via de administração, deve-se considerar que a via parenteral está associada com maior risco de reações anafiláticas/anafilactoides.
Caso a administração parenteral de dipirona seja considerada em crianças entre 3 e 11 meses de idade, deve-se utilizar apenas a via intramuscular.
Para todas as formas farmacêuticas, os efeitos analgésico e antipirético são alcançados 30 a 60 minutos após a administração e geralmente duram cerca de 4 horas.
Visto que reações de hipotensão após administração da forma injetável podem ser dose-dependentes, a indicação de doses únicas maiores do que 1g de dipirona por via parenteral deve ser cuidadosamente considerada.
Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida respeitando-se a posologia e a dose máxima diária, conforme descrito abaixo.

•As seguintes dosagens são recomendadas
Adultos e adolescentes acima de 15 anos: em dose única de 2 a 5mL (IV ou IM); dose máxima diária de 10mL.

Crianças e lactentes: em crianças com idade inferior a 1 ano, dipirona Injetável deve ser administrada somente pela via intramuscular.

As crianças devem receber dipirona Injetável conforme seu peso segundo a orientação deste esquema:

Peso Intravenosa (IV) Intramuscular (IM)
Lactentes de 5 a 8kg 0,1 – 0,2mL
Crianças de 9 a 15kg 0,2 – 0,5mL
Crianças de 16 a 23kg 0,3 – 0,8mL
Crianças de 24 a 30kg 0,4 – 1,0mL
Crianças de 31 a 45kg 0,5 – 1,5mL
Crianças de 46 a 53kg 0,8 – 1,8mL



Caso necessário, dipirona Injetável pode ser administrada até 4 vezes ao dia.
Não há estudos dos efeitos de dipirona Injetável ministrada por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via intravenosa ou intramuscular.

Populações especiais
Em pacientes com insuficiência renal ou hepática, recomenda-se que o uso de altas doses de dipirona seja evitado, uma vez que a taxa de eliminação é reduzida nestes pacientes. Entretanto, para tratamento em curto prazo não é necessária redução da dose.
Não existe experiência com o uso de dipirona em longo prazo em pacientes com insuficiência renal ou hepática.

Em pacientes idosos e pacientes debilitados deve-se considerar a possibilidade das funções hepática e renal estarem prejudicadas.