Indicações doxiciclina comprimidos solúveis

Doxiciclina Comprimidos Solúveis com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Doxiciclina Comprimidos Solúveis têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Doxiciclina Comprimidos Solúveis devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



É indicada em infecções causadas pelos seguintes microorganismos:
– Rickettsiae (febre das Montanhas Rochosas, febre tifóide e do grupo tifóide, febre Q, varíola por Rickettsia e febre do carrapato);
– Mycoplasma pneumoniae (PPLO, agente de Eaton);
– Chlamydia psittaci (anteriormente agentes da psitacose e ornitose);
– Chlamydia trachomatis (anteriormente agentes do linfogranuloma venéreo);
– A doxiciclina é indicada para o tratamento da uretrite não complicada, endocervicite ou infecções retais em adultos causadas por Chlamydia trachomatis;
– Calymmatobacterium (Donavania) granulomatis (anteriormente agentes do granuloma inguinal);
– Borrelia recurrentis e B. duttonii: agente da espeiroqueta da febre recorrente induzida respectivamente pelo piolho e carrapato;
– Ureaplasma urealyticum (micoplasma-T) como um agente da uretrite não gonocócica e em homens associados com infertilidade;
– Plasmidium falciparum (malária falciparum resistente à cloroquina);
Também é indicado para o tratamento de infecções causadas pelos seguintes microorganismos gram-negativos:
– Haemophilus ducreyi (cancróide);
– Yersinia pestis (anteriormente Pasteurella pestis);
– Francisella tularensis (anteriormente Pasteurela tularensis);
– Bartonella baciliformis;
– Bacterioides species;
– Fusobacterium species;
– Campylobacter fetus (anteriormente Vibrio fetus);
– Brucella species (em associação com a estreptomicina);

Uma vez que muitas cepas dos seguintes grupos de microorganismos têm demonstrado serem resistentes às tetraciclinas, recomendam-se testes de suscetibilidade e cultura. Quando os testes bacteriológicos indicarem suscetibilidade adequada à droga, doxiciclina é indicada para o tratamento de infecções causadas pelos seguintes microorganismos gramnegativos:
Neisseria gonorrhoeae, Vibrio cholerae (anteriormente Vibrio comma), Escherichia coli, Enterobacter aerogenes, Shigella species, Acinetobacter species (anteriormente Mina species e Herellea species), Haemophilus influenzae (infecções respiratórias), Klebsiella species (infecções urinárias e respiratórias), Branhamella catarrhalis.

Quando os testes bacteriológicos indicarem suscetibilidade adequada à droga, doxiciclina é indicada para o tratamento de infecções causadas pelos seguintes microrganismos gram-positivos:
Streptococcus species: Uma certa porcentagem de cepas de Streptococcus pyogenes e Streptococcus faecalis tem sido resistente às tetraciclinas. Portanto as tetraciclinas não devem ser usadas nestas infecções, a menos que os microrganismos tenham demonstrado suscetibilidade às mesmas.
Em infecções do trato respiratório superior devido a estreptococos betahemolíticos do grupo A, a penicilina é a droga usual de escolha, incluindo a profilaxia da febre reumática.
Streptococcus pneumoniae (anteriormente Diplococcus pneumoniae);
Em infecções de pele e tecidos moles e em infecções respiratórias devido a Staphylococcus aureus, as tetraciclinas não são as drogas de escolha no tratamento de quaisquer tipos de infecções devido a este microorganismo.
Quando a penicilina é contra-indicada, a doxiciclina é uma droga alternativa no tratamento de infecções devido a: Treponema pallidum e Treponema pertenue (sífilis e bouba), Listeria monocytogenes, Clostridium species, Bacillus anthracis, Leptotrichia buccalis (anteriormente Fusobacterium fusiforme); infecção de Vicent, Actinomyces species.
Em amebíase intestinal aguda, a doxiciclina pode ser útil como adjuvante aos amebicidas.
Em acne grave, a doxiciclina pode ser útil como terapia adjuvante.
A doxiciclina é indicada no tratamento de Trachoma, embora o agente infeccioso não seja sempre eliminado como observado pela imunofluorescência.
Conjuntivite de inclusão pode ser tratada com doxiciclina oral isolada ou em associação com agentes tópicos.
Para o tratamento do estágio I da doença de Lyme.
Na prevenção de leptospirose.
No tratamento e na prevenção seletiva de cólera.
A doxiciclina também é indicada para a prevenção das seguintes condições:
– Diarréia de viajantes (Escherichia coli enterotoxigênica);
– Malária (em áreas com Plasmodium falciparum resistente à cloroquina);