Posologia de doxiciclina comprimidos solúveis

Doxiciclina Comprimidos Solúveis com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Doxiciclina Comprimidos Solúveis têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Doxiciclina Comprimidos Solúveis devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dose usual e freqüência da administração de doxiciclina diferem da maioria das tetraciclinas. Doses maiores que as recomendadas podem resultar em um aumento da incidência de reações adversas.
O tratamento deve continuar por pelo menos 24 a 48 horas após o desaparecimento dos sintomas e febre. Quando usada em infecções estreptocócicas, a terapêutica deve ser mantida durante 10 dias para prevenir o aparecimento de febre reumática e glomerulonefrite.
Estudos até o momento têm demonstrado que a administração de doxiciclina nas doses habitualmente recomendadas não leva a um acúmulo excessivo de antibiótico em pacientes com insuficiência renal.
Uso em Crianças maiores de 8 anos: o esquema posológico recomendado para crianças pesando até 50 kg é de 4mg/kg de peso corpóreo no primeiro dia de tratamento, administrados como dose única diária, ou em duas doses, seguida por uma dose de manutenção de 2mg/kg de peso corpóreo, em dose única diária ou dividida em duas doses a cada 12 horas. Em infecções mais graves doses de manutenção de até 4 mg/kg de peso corpóreo podem ser usadas. Para crianças pesando mais de 50 kg deverá ser usada a dose usual recomendada para adultos.
Uso em Adultos: a dose usual de doxiciclina em adultos é de 200 mg no primeiro dia de tratamento (administrados em dose única ou em duas doses de 100 mg a cada 12 horas), seguidos de uma dose de manutenção de 100mg/dia (administrados em dose única ou em duas doses de 50 mg a cada 12 horas).
No controle de infecções mais graves (particularmente as infecções crônicas do trato urinário), deverão ser administradas doses diárias de 200 mg durante todo o período de tratamento.
Acne vulgaris: dose única diária de doxiciclina 100 mg por até 12 semanas.
Infecções Uretrais, Endocervicais ou Retais não Complicadas em Adultos, causadas por Chlamydia trachomatis: doses orais de doxiciclina 100 mg, duas vezes ao dia, durante sete dias.
Infecções Gonocócicas Não Complicadas (exceto infecções anorretais em homens): dose oral de doxiciclina de 100 mg, duas vezes ao dia por sete dias. Como esquema alternativo em dose única, administrar 300 mg inicialmente seguidos de uma segunda dose
de 300 mg uma hora após. Estas doses devem ser administradas com alimentos, inclusive leite ou bebidas carbonadas, conforme recomendado.
Orquiepididimite Aguda, causada por C. trachomatis ou N. gonorrhoeae: dose oral de 100 mg, duas vezes ao dia, por no mínimo 10 dias.
Ureaplasma urealyticum (micoplasma-T): em infecções por Ureaplasma urealyticum (micoplasma-T) no trato genital masculino, associadas com infertilidade não explicada, tanto o homem como sua parceira sexual devem ser tratados com 100 mg duas vezes ao dia por 4 semanas.
Uretrite Não Gonocócica, causada por Ureaplasma urealyticum:
dose oral de doxiciclina 100 mg duas vezes ao dia por 7 dias.
Doença Inflamatória Pélvica Aguda: pacientes Ambulatoriais:
Cefoxitina 2 g IM ou amoxicilina 3 g via oral, ou ampicilina 3,5 g via oral, ou benzilpenicilina procaína (Penicilina G) aquosa 4,8 milhões de unidades IM em dois locais diferentes, ou ceftriaxona 250 mg IM. Cada um desses esquemas, exceto a ceftriaxona, deve ser acompanhado de probenecida 1 g, via oral, e seguido de dose oral de 100 mg de doxiciclina, duas vezes ao dia por 14 dias.
Sífilis Primária e Secundária: dose diária fracionada de 300 mg por no mínimo 10 dias.
Tratamento e Prevenção Seletiva de Cólera em Adultos: a doxiciclina deve ser administrada em dose única de 300 mg.
Tratamento de Malária falciparum Resistente à Cloroquina: dose oral diária de 200 mg de doxiciclina, por um mínimo de sete dias. Devido à potencial gravidade da infecção deve-se sempre associar um esquizonticida de ação rápida como o quinino à doxiciclina. A dose recomendada de quinino varia de acordo com a área geográfica.
Prevenção da Diarréia de Viajantes em Adultos: dose de doxiciclina de 200 mg no primeiro dia de viagem (administrados em dose única, ou 100 mg a cada 12 horas), seguida de 100 mg diários durante a permanência na área. Não existem dados disponíveis sobre o uso profilático da droga por períodos superiores a 21 dias.
Prevenção da Leptospirose: dose oral, semanal de 200 mg de doxiciclina durante todo o período de permanência na área, e 200 mg no final do mesmo. Não existem dados disponíveis sobre o uso profilático da droga por períodos superiores a 21 dias.
Recomendações de Administração: recomenda-se a ingestão de quantidades adequadas de líquidos durante a administração de formas sólidas orais de drogas da classe das tetraciclinas para reduzir o risco de irritação esofágica e ulceração.
A doxiciclina comprimido solúvel pode ser deglutido diretamente com um pouco de líquido ou pode ser dissolvido em 50 mL de água (½ copo) antes da administração. Na ocorrência de irritação gástrica recomendasse que a administração de doxiciclina seja acompanhada de alimentos ou leite. Estudos indicam que a absorção da doxiciclina não é acentuadamente influenciada pela ingestão simultânea de alimentos ou leite.