Reações adversas doxiciclina comprimidos solúveis

Doxiciclina Comprimidos Solúveis com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Doxiciclina Comprimidos Solúveis têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Doxiciclina Comprimidos Solúveis devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Devido à absorção praticamente completa da doxiciclina, não é comum a presença de efeitos colaterais gastrintestinais. As seguintes reações adversas foram observadas em pacientes tratados com tetraciclinas:
Gastrintestinais – anorexia, náusea, vômitos, diarréia, glossite, disfagia, enterocolite e lesões inflamatórias na região anogenital (com monilíase).
Anormalidades na função hepática têm sido raramente relatadas. Estas reações foram causadas tanto pela administração oral como parenteral de tetraciclinas. Raros casos de esofagite e ulcerações esofágicas foram relatados em pacientes que receberam drogas da classe das tetraciclinas na forma de cápsulas e comprimidos. A maior parte destes pacientes recebeu a medicação antes de se deitar.
Cutâneas – lesões eritematosas e maculopapulares. Apesar de pouco comuns, foram relatados casos de dermatite esfoliativa. As reações de fotossensibilidade já foram discutidas no item “Advertências”.
Toxicidade renal – elevação do nitrogênio uréico sangüíneo tem sido relatada com o uso de tetraciclinas sendo aparentemente dose-relacionada.
Reações de Hipersensibilidade – urticária, edema angioneurótico, anafilaxia, púrpura anafilactóide, doença do soro, pericardite exacerbação de lúpus eritematoso sistêmico.
Hematológicas – anemia hemolítica, trombocitopenia, neutropenia e eosinofilia foram relatadas com o uso de tetraciclinas. Casos de fontanelas abauladas em crianças e hipertensão intracranial benigna foram relatados em pacientes recebendo doses terapêuticas máximas. Este quadro desapareceu rapidamente com a descontinuação do medicamento.
Quando administrados por períodos prolongados, as tetraciclinas podem produzir descoloração microscópica das glândulas tireóides (marrom- preto). Não foram relatadas quaisquer anormalidades nos estudos da função tireoidiana.