Posologia de estriol

Estriol com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Estriol têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Estriol devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



– Uma aplicação de estriol corresponde ao uso do aplicador cheio até a marca de 0,5g, que contém 0,5 mg de estriol.
1)Tratamento da atrofia do trato geniturinário: 1 aplicação por dia durante as primeiras semanas, seguida de redução gradual de acordo com o alívio dos sintomas, até atingir a dose de manutenção (por exemplo, 1 aplicação 2 vezes por semana).
2)Tratamentos pré e pós-operatórios em mulheres na pós-menopausa submetidas à cirurgia vaginal: 1 aplicação por dia nas 2 semanas antes da cirurgia e 1 aplicação 2 vezes por semana durante as 2 semanas após a cirurgia.
3)Auxiliar diagnóstico em caso de esfregaço cervical atrófico duvidoso: 1 aplicação em dias alternados, 1 semana antes da coleta do próximo esfregaço.
A dose máxima de uma aplicação por dia não deve ser usada por várias semanas.,

Procedimento caso a paciente esqueça de usar estriol
Uma dose esquecida deve ser administrada assim que lembrada, desde que não seja no mesmo dia da próxima dose. Neste caso, a dose esquecida não deve ser aplicada e o esquema habitual de administração deve ser continuado.
Nunca administrar duas doses no mesmo dia.
Para o início e manutenção do tratamento dos sintomas da pós-menopausa, usar a menor dose eficaz pelo menor período de tempo (ver item “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”).
Mulheres que não estão em TRH ou que estão substituindo um produto contínuo combinado podem iniciar a terapia com estriol em qualquer dia. Mulheres que estão substituindo um regime de TRH cíclico devem iniciar a terapia com estriol uma semana após completarem o ciclo.

Administração
estriol deve ser administrado, por via intravaginal, à noite na hora de deitar, com auxílio do aplicador calibrado que acompanha a bisnaga. O aplicador é calibrado para 0,5g do creme.
O êmbolo não deve ser “puxado” além da marca de 0,5g.

Instruções de uso para a paciente
– Lave bem as mãos antes da aplicação;
1)Remova a tampa da bisnaga, vire a tampa ao contrário e encaixe no bocal da bisnaga para romper o lacre;
2)Rosqueie o bocal do aplicador na bisnaga. Não puxe o êmbolo;
3)Depois de rosquear, pressione a bisnaga pela extremidade inferior para que o creme empurre o êmbolo até a marca de 0,5g;
– retire o aplicador da bisnaga e tampe-a;
4)Deite-se e introduza profundamente o aplicador na vagina e empurre o êmbolo vagarosamente até o fim, esvaziando todo o aplicador.;
Depois do uso, retirar o êmbolo totalmente do corpo do aplicador, lavando-o com água morna e sabão e enxaguando-o bem. Não usar detergente.
NÃO COLOCAR O APLICADOR EM ÁGUA MUITO QUENTE OU FERVENTE.