Gravidez fenofibrato

Fenofibrato com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Fenofibrato têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Fenofibrato devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não há dados adequados para o uso de fenofibrato em mulheres grávidas. Estudos em animais não demonstraram nenhum efeito teratogênico. Efeitos embriotóxicos têm sido apresentados somente quando a dose é tóxica para a paciente grávida. Risco potencial para humanos é desconhecido. Fenofibrato somente deve ser utilizado por grávidas após cuidadosa análise do risco/benefício.
Os fibratos não estão indicados para mulheres grávidas, a não ser nos casos de hipertrigliceridemia severa (> 10 g/L), não corrigida pela dieta, sob risco de provocar pancreatite aguda.
Recomenda-se às mulheres que realmente necessitem receber o medicamento após o parto, que não amamentem. Não há dados da excreção de fenofibrato e/ou seus metabólitos no leite.

Categoria “C” de risco na gravidez. Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Se após um período de 3 a 6 meses de tratamento, não se evidenciar uma queda satisfatória nos níveis sanguíneos de lipídios, o médico deve avaliar a conveniência de uma terapia suplementar ou substitutiva.