Gravidez gliclazida

Gliclazida com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Gliclazida têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Gliclazida devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Risco devido à gliclazida: Atualmente não existem dados clínicos pertinentes ou em número suficiente para avaliação de um eventual efeito de má formação ou fetotóxico da gliclazida quando administrada durante a gravidez.
Conduta a ser adotada: Manter o diabetes sob controle permite que a gravidez se desenvolva normalmente neste grupo de pacientes. O tratamento com insulina é essencial, independente do tipo de diabetes, 1 ou 2, gestacional ou permanente. Neste último caso, uma mudança do tratamento oral para insulina é recomendada desde que a gravidez seja planejada, ou se a gravidez for descoberta acidentalmente em uma paciente exposta à gliclazida: neste caso, isto não se constitui um argumento sistemático para recomendar uma interrupção da gravidez, mas a gravidez deve ser monitorada com um acompanhamento pré-natal apropriado. Recomenda-se um acompanhamento neonatal da glicemia.