Posologia de gliclazida

Gliclazida com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Gliclazida têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Gliclazida devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



* Pacientes com idade inferior a 65 anos.
– Dose Inicial:
A dose inicial recomendada é de 1 comprimido por dia.
– Aumento na dosagem:
A dosagem é normalmente ajustada em incrementos de 1 comprimido dependendo da resposta glicêmica. Cada
aumento de dosagem deve respeitar um intervalo mínimo de 14 dias.
– Tratamento de Manutenção:
A dosagem varia de 1 a 3 comprimidos por dia, podendo chegar a 4 comprimidos por dia em casos excepcionais.
A dosagem padrão é de 2 comprimidos por dia, divididos em 2 doses diárias.
* Pacientes de alto risco
Pessoas acima de 65 anos de idade:
– Iniciar o tratamento com meio comprimido ingerido uma vez ao dia.
– Esta dosagem pode ser aumentada progressivamente até que um controle satisfatório da glicose seja alcançado no paciente, contanto que um intervalo de pelo menos 14 dias seja mantido depois de cada aumento de dosagem e os níveis de açúcar no sangue estejam sendo monitorados de perto. Em outros pacientes de risco: – Em pacientes que estejam subnutridos ou com uma acentuada mudança em seu estado geral ou cujo consumo calórico seja irregular, assim como em pacientes com insuficiência renal ou hepática, o tratamento deve ser iniciado com a menor dose possível e as diretrizes para os aumentos na dosagem devem ser rigorosamente respeitadas, a fim de evitar qualquer reação hipoglicêmica. Pacientes que utilizam outros agentes hipoglicemiantes orais: Como acontece com todas as sulfoniluréias hipoglicemiantes, este medicamento pode substituir outros tratamentos antidiabéticos sem a necessidade de um período de transição. Ao substituir-se uma sulfoniluréia hipoglicemiante com meia-vida mais longa (por exemplo, a clorpropamida ) por este medicamento, os pacientes devem ser monitorados com atenção (durante algumas semanas) no sentido de evitar a ocorrência de hipoglicemia causada pela possibilidade de uma superposição dos efeitos terapêuticos.
Conduta necessária caso haja esquecimento de administração: Em caso de esquecimento de uma dose, a dose seguinte não deverá ser aumentada.