Interações medicamentosas miconazol gel oral

Miconazol Gel Oral com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Miconazol Gel Oral têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Miconazol Gel Oral devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Quando utilizar qualquer medicamento concomitante, consulte a bula correspondente para informações sobre a via metabólica do fármaco. O miconazol pode inibir o metabolismo de fármacos metabolizados pelo sistema de enzimas CYP3A4 e CYP2C9. Isto pode resultar em um aumento e/ou prolongamento de seus efeitos, incluindo efeitos adversos.
O miconazol oral é contraindicado em coadministração com as seguintes drogas que são metabolizadas pelo CYP3A4:
-substâncias que prolongam o intervalo QT: astemizol, bepridil, cisaprida, dofetilida, halofantrina, mizolastina, pimozida, quinidina, sertindol e terfenadina;
-alcaloides de ergot;
-inibidores de HMG-CoA redutase como sinvastatina e lovastatina;
-triazolam e midazolam oral.
Quando os seguintes medicamentos são coadministrados com miconazol oral eles devem ser usados com cuidado, pois um possível aumento ou prolongamento dos efeitos terapêuticos e/ou efeitos adversos pode ocorrer. Se necessário, reduza as doses e, se apropriado, monitore os níveis plasmáticos dos medicamentos a seguir:Produtos sujeitos ao metabolismo do CYP2C9:
o anticoagulantes orais, como varfarina;
o hipoglicemiantes orais, como sulfonilureias; ofenitoína.
Outros medicamentos sujeitos ao metabolismo pelo CYP3A4: o inibidores da protease do HIV, como saquinavir,
o certos agentes antineoplásicos, como alcaloides da vinca, bussulfano e docetaxel; ocertos bloqueadores de canal de cálcio, como di-hidropiridinas e verapamil;
ocertos agentes imunossupressores: ciclosporina, tacrolimo e sirolimo (rapamicina);
-outros: alfentanila, alprazolam, brotizolam, buspirona, carbamazepina, cilostazol, disopiramida, ebastina, metilprednisolona, midazolam IV, reboxetina, rifabutina, sildenafila e trimetrexato.