Interações medicamentosas minociclina

Minociclina com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Minociclina têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Minociclina devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como as tetraciclinas podem deprimir a atividade da protrombina plasmática, os pacientes sob terapia anticoagulante podem requerer redução posológica do anticoagulante.
Antiácidos contendo alumínio, cálcio ou magnésio e preparações contendo ferro prejudicam a absorção e não devem ser dados a pacientes em uso oral de tetraciclinas.
A absorção de minociclina não é significativamente afetada pela presença de alimentos ou quantidades moderadas de leite.
As drogas bacteriostáticas podem interferir na ação bactericida da penicilina; é aconselhável evitar a administração de tetraciclinas em associação à penicilina.
Têm sido apontadas redução de eficácia e aumento da incidência de sangramento inter menstrual com o uso concomitante de tetraciclinas e preparados contraceptivos orais (por exemplo, gestodeno + etinilestradiol)..
Foi relatado que o uso concomitante de tetraciclinas e metoxiflurano pode resultar em toxicidade renal fatal.
A administração de isotretinoína deve ser evitada imediatamente antes, durante e logo após a terapia com minociclina. Tais fármacos isolados foram associados ao pseudotumor cerebral.
Aumento do risco de ergotismo quando alcaloides do ergot e seus derivados são administrados concomitantemente com as tetraciclinas.