Posologia de minociclina

Minociclina com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Minociclina têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Minociclina devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dose habitual e a frequência de administração da minociclina diferem daquelas de outras tetraciclinas. Exceder a dosagem recomendada pode resultar em aumento da incidência de efeitos adversos.
-Adultos: A posologia terapêutica usual de cloridrato de minociclina é de 200 mg como dose inicial, seguida de 100 mg a cada 12 horas.
-Crianças maiores de 8 anos: (vide “Advertências e Precauções”) a posologia usual de cloridrato de minociclina é de 4 mg/kg inicialmente, seguido de 2 mg/kg a cada 12 horas. As tetraciclinas não são recomendadas em crianças com 8 anos de idade ou menos.
-Para o tratamento da sífilis, a posologia usual de cloridrato de minociclina deve ser dada por um período de 10 – 15 dias. É recomendado seguimento rigoroso, incluindo testes de laboratório.
-Pacientes com infecções gonocócicas não complicadas no homem (exceto anoretais) podem ser tratados com cloridrato de minociclina, administrando-se inicialmente 200 mg seguidos de 100 mg a cada 12 horas, por no mínimo 4 dias, com culturas pós terapia dentro de 2 a 3 dias. No tratamento da uretrite gonocócica não complicada no homem, 100 mg duas vezes ao dia por 5 dias é recomendado.
-Infecções uretrais, endocervicais ou retais não complicadas em adultos, causadas por Chlamydia trachomatis ou Ureaplasma urealyticum: 100 mg 2 vezes ao dia, durante pelo menos 7 dias.
-No tratamento do estado de portador de meningococo, recomenda-se 100 mg a cada 12 horas por 5 dias.
-No tratamento da acne: 100 mg ao dia.
-Infecções por Mycobacterium marinum: a dose ótima não foi estabelecida, mas 100 mg duas vezes ao dia por 6 a 8 semanas foi usada com sucesso em um número limitado de casos.
-Em pacientes com prejuízo da função renal (vide “Advertências e Precauções”), a posologia deve ser reduzida através da diminuição das doses e/ou aumento do intervalo entre elas.

Informação suplementar

 

Suscetível

Intermediário

Resistentes

Teste de diluição em tubo

Teste em placa*

< 4,0 µg/mL

18 mm

4,0 – 12,5 µg/mL

 

> 12,5 µg/mL

 


*Método de Kirby-Bauer, usando disco com 30 mcg de minociclina.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.