Gravidez berlison

BERLISON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BERLISON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BERLISON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



– Gravidez e amamentação
Estudos com esta classe de substâncias (glicocorticoides) realizados em animais mostraram toxicidade reprodutiva.
Alguns estudos sugerem que poderia haver aumento do risco de fissuras labiais em recém-nascidos de mulheres que foram tratadas com glicocorticoides sistêmicos durante o primeiro trimestre de gravidez. Fissuras labiais são alterações raras e, se for considerado que os glicocorticoides sistêmicos são teratogênicos, eles podem ser responsáveis pelo aumento de um ou dois casos/1.000 mulheres tratadas durante a gravidez. Dados sobre o uso de glicocorticoides tópicos durante a gravidez são insuficientes, no entanto, pode-se esperar baixo risco uma vez que a disponibilidade sistêmica de glicocorticoides aplicados topicamente é muito baixa.
Como regra geral, preparações tópicas contendo corticoides não devem ser aplicadas durante o primeiro trimestre de gravidez. Particularmente, deve-se evitar o uso prolongado ou em área extensa.
Não se deve aplicar o produto sobre as mamas de mães que amamentam.

“Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.”