Reações adversas berlison

BERLISON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BERLISON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BERLISON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Sintomas locais como coceira, ardor, vermelhidão ou formação de bolhas na área afetada da pele podem ocorrer em casos isolados durante o tratamento com Berlison® (acetato de hidrocortisona).
Quando produtos contendo corticoides são utilizados em áreas extensas do corpo
(aproximadamente 10% ou mais) ou por períodos prolongados (mais de 4 semanas) podem ocorrer sintomas locais, tais como atrofia da pele, dilatação dos capilares ou dos pequenos vasos previamente existentes em uma determinada parte do corpo, estrias, alterações da pele que lembram acne e efeitos relacionados ao organismo como um todo devido à absorção do medicamento. Em casos raros, pode ocorrer reação inflamatória dos folículos pilosos, inflamação da pele ao redor da boca, crescimento de pelos em excesso e reações alérgicas da pele a qualquer um dos componentes do produto.
Não se podem excluir reações adversas em recém-nascidos cujas mães tenham sido tratadas em áreas extensas ou por período prolongado durante a gestação ou amamentação (por exemplo, redução da função adrenocortical, quando aplicado durante as últimas semanas de gestação).

“Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.”