FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Diretriz da SBC para Gravidez na Mulher Cardiopata parte 1217

Autores:

Leonardo Vieira da Rosa

Médico Cardiologista pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico Assistente da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Doutorando em Cardiologia do InCor-HC-FMUSP. Médico Cardiologista da Unidade Coronariana do Hospital Sírio Libanês.

Mariana Andrade Deway

Especialista em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Médica Cardiologista da Unidade Coronariana do Hospital Sírio Libanês

Última revisão: 16/11/2010

Comentários de assinantes: 0

Introdução

No Brasil, a incidência de cardiopatia na gravidez é, em centros de referência, de até 4,2%, ou seja, oito vezes maior quando comparada a estatísticas internacionais. Universalmente, a cardiopatia é considerada a maior causa de morte materna indireta no ciclo gravídico-puerperal.

 

Hipertensão Arterial Pulmonar

Medidas Gerais

1.    Restringir atividade física e evitar movimentos bruscos

2.    Hospitalização a partir da 28ª semana de IG, sendo recomendada permanência até o 15º dia de pós-parto.

3.    Prevenir e tratar a ICD.

4.    Controlar a hipóxia e evitar acidemia (IIaC).

5.    Nos casos sintomáticos, há indicação para interrupção da gestação.

6.    Prevenir o tromboembolismo venoso.

7.    As infecções pulmonares devem ser prontamente diagnosticadas e tratadas.

8.    Cautela com procedimentos tipo laparoscopia em que é realizada insuflação abdominal com dióxido de carbono, pois pode ocorrer hipercarbia provocando ou agravando a vasoconstrição pulmonar.

9.    Anestesia com entubação endotraqueal pode ser perigosa, pois pode produzir reflexo vagal, hipóxia e hipercarbia, modificando a pressão intratorácica e as pressões de enchimento cardíaco.

10. Planejamento familiar com método de anticoncepção definitiva.

 

Terapia Medicamentosa

1.    Digitálicos - Mostraram efeito benéfico quando usados a curto prazo, com melhora do débito cardíaco e redução dos níveis de epinefrina circulante (IIbC)

2.    Diuréticos - Usados com cautela e quando houver sobrecarga de volume no ventrículo direito. Podem provocar hipotensão e insuficiência renal. Deve ser realizada monitoração dos eletrólitos séricos e da função renal durante seu uso (IC).

3.    Vasodilatadores - Bloqueadores dos canais de cálcio - Entre as drogas dessa classe, as mais utilizadas são a nifedipina e o diltiazem em doses elevadas (nifedipina de 120-240 mg/dia e diltiazem de 240-720 mg/dia). O verapamil, por ser inotrópico negativo, pode favorecer a IVD.

4.    Inibidores da fosfodiesterase - Sildenafil está liberado pelo FDA como risco B para uso específico na HAP durante a gravidez. Pode ser utilizado em doses que variam de 25-75 mg de 8/8h, com melhora tanto da hemodinâmica pulmonar como da tolerância ao esforço.

5.    Óxido nítrico - Potente vasodilatador da circulação pulmonar e sistêmica, utilizado em situações agudas por via inalatória.

6.    Anticoagulantes - Há indicação do uso de HBPM dose ajustada durante a gestação, reiniciando com o anticoagulante oral no puerpério (IIaC).

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.