FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

RCP com compressão torácica apenas vs RCP padrão em PCR fora do hospital

Autor:

Antonio Paulo Nassar Junior

Especialista em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Médico Intensivista do Hospital São Camilo. Médico Pesquisador do HC-FMUSP.

Última revisão: 31/01/2011

Comentários de assinantes: 0

Reanimação Cardiopulmonar (RCP) apenas com Compressões Torácicas ou RCP Padrão em Parada Cardíaca Fora do Hospital1 [Link para Abstract].

 

Fator de Impacto da Revista (NEJM): 50.017

 

Contexto Clínico

A parada cardiorrespiratória (PCR) é responsável por diversas mortes anualmente. O início precoce da reanimação cardiopulmonar (RCP) realizada por leigos pode aumentar as chances de sobrevida e melhorar o prognóstico neurológico. Tradicionalmente, a RCP consiste de compressões torácicas intercaladas com ventilações de resgate com o objetivo de se manter algum grau de circulação e oxigenação. No entanto, a probabilidade de uma pessoa leiga realizar uma ventilação adequada é pequena e um grande intervalo de tempo pode se passar até que se retornem às compressões torácicas. Assim, tem-se dado grande ênfase na manutenção das compressões torácicas em detrimento da ventilação para se aumentarem as chances de retorno da circulação espontânea. Alguns estudos sugerem que uma estratégia de RCP que use apenas compressões torácicas é tão eficaz quanto uma que associe ventilações(2-4).

Recentemente, dois estudos clínicos foram conduzidos com o intuito de comparar as duas estratégias(1,5).

 

O Estudo

O primeiro estudo já foi recentemente comentado neste site. O segundo estudo (1) foi conduzido na Suécia e randomizou pacientes cuja PCR tivesse sido testemunhada e cuja RCP ainda não tivesse sido iniciada. Após contato com o serviço de atendimento de emergências, as pessoas que estivessem assistindo aos pacientes recebiam a orientação de realizar RCP apenas com compressões torácicas (50 consecutivas) ou associando compressões torácicas e ventilações (na razão de 15 para 2). Foram excluídos pacientes menores de 8 anos, com PCR secundárias a trauma, afogamento, obstrução de vias aéreas, com ordens de não reanimar, e aqueles que já estivessem recebendo RCP.

O desfecho principal analisado foi sobrevida em 30 dias. Foi avaliada também a sobrevida à alta hospitalar.

 

Resultados

Foram incluídos 1276 pacientes, sendo que 620 para o grupo de apenas compressões torácicas e 656 para a RCP combinada. O primeiro grupo teve sobrevida em 30 dias de 8,7% e o segundo, de 7,0% (p=0,29). A sobrevida à alta hospitalar foi de 19,1 e 14,8%, respectivamente (p=0,16). Não houve diferenças quanto à sobrevida em 30 dias quanto à idade, tempo de chegada do resgate e ritmo cardíaco inicial.

 

Aplicações Para a Prática Clínica

Este estudo também sugere que RCP com ou sem ventilação de resgate não são diferentes quanto à sobrevida hospitalar. Um problema do estudo é o fato de ele comparar uma estratégia de 15 compressões e 2 ventilações com a estratégia de compressões contínuas, uma vez que as diretrizes atuais recomendam 30 compressões para 2 ventilações. Qualquer conclusão a respeito dessa diferença seria incerta. De qualquer modo, este estudo, juntamente com outro recentemente publicado, sugere que a RCP apenas com compressões torácicas não parece ser diferente da RCP tradicional em relação à sobrevida. Uma vez que pessoas leigas têm dificuldades e receio de realizar as ventilações, realizar apenas as compressões parece uma estratégia mais simples e aceitável.

 

Bibliografia

1.   Svensson L, Bohm K, Castrèn M, Pettersson H, Engerström L, Herlitz J, et al. Compression-Only CPR or Standard CPR in Out-of-Hospital Cardiac Arrest. New England Journal of Medicine. 2010;363(5):434-42.

2.   Cardiopulmonary resuscitation by bystanders with chest compression only (SOS-KANTO): an observational study. Lancet. 2007 Mar 17;369(9565):920-6.

3.   Bohm K, Rosenqvist M, Herlitz J, Hollenberg J, Svensson L. Survival is similar after standard treatment and chest compression only in out-of-hospital bystander cardiopulmonary resuscitation. Circulation. 2007 Dec 18;116(25):2908-12.

4.   Iwami T, Kawamura T, Hiraide A, Berg RA, Hayashi Y, Nishiuchi T, et al. Effectiveness of bystander-initiated cardiac-only resuscitation for patients with out-of-hospital cardiac arrest. Circulation. 2007 Dec 18;116(25):2900-7.

5.   Rea TD, Fahrenbruch C, Culley L, Donohoe RT, Hambly C, Innes J, et al. CPR with Chest Compression Alone or with Rescue Breathing. New England Journal of Medicine. 2010;363(5):423-33.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.