FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Eficiência do bisacodil em constipação crônica

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 13/12/2011

Comentários de assinantes: 0

Especialidades / Áreas de Atuação: Gastrenterologia / Medicina de Família e Comunidade

 

Resumo

Este estudo mostra os benefícios do uso da ultrassonografia para guiar as passagens de acessos venosos em veia subclávia.

 

Contexto clínico

O laxante bisacodil é uma medicação que já existe há muito tempo. As enzimas intestinais convertem a medicação em um metabólito ativo, o bis-(p-hidroxifenil)-piridil-2-metano (BHPM). Este metabólito estimula a secreção de fluidos e tem um efeito pró-cinético. O bisacodil normalmente é prescrito para usos de curta duração, pelo temor de que os pacientes desenvolvam tolerância e precisem de doses maiores ou outro laxante. Sendo assim, não se sabe se ele pode ser usado em longo prazo.

 

O estudo

Trata-se de um ensaio clínico randomizado, multicêntrico (27 locais) e duplo-cego que foi patrocinado pelo fabricante. Foram incluídos pacientes com constipação crônica segundo os critérios de Roma III. Em um período de baseline de duas semanas, todos os pacientes tiveram menos de três evacuações completas e espontâneas por semana e pelo menos um sintoma adicional mais de 25% do tempo: esforço (dificuldade ou dor para evacuar), evacuação incompleta, fezes endurecidas ou granulosas (cíbalos, seixos ou cilíndricas com rachaduras).

Foram incluídos 368 participantes (75% mulheres, idade média de 55 anos), que foram randomizados em uma proporção de 2:1 a receber bisacodil (10 mg VO 1 vez/dia) ou placebo por quatro semanas.

O número de evacuações completas e espontâneas por semana aumentou de 1,1 (basal de todos os pacientes) para 5,2 no grupo bisacodil e para 1,9 no grupo placebo (P < 0,0001). Escores de qualidade de vida relacionados à constipação (PAC-QOL) melhoraram significativamente mais no grupo bisacodil que no grupo placebo (P < ou = 0,0070). Efeitos adversos (diarreia, dor abdominal, mais na primeira semana de tratamento), foram duas vezes mais comuns no grupo bisacodil. Descontinuação do tratamento também foi mais comum no grupo bisacodil (17,8% vs. 5%).

 

Aplicações para a prática clínica

A conclusão deste estudo é que bisacodil foi muito efetivo e melhorou a qualidade de vida dos pacientes que utilizaram a medicação. Provavelmente alguns pacientes poderiam até ter recebido uma dose menor, como 5 mg/dia, e continuariam tendo melhora dos sintomas. Vale lembrar que a constipação crônica eventualmente precisa ser manejada por meses ou anos, e que isto inclui uma abordagem psicológica em muitos casos. Sendo assim, ainda é necessário saber se as vantagens demonstradas neste estudo também persistem por prazos maiores. Outra possibilidade ainda não avaliada é o uso intermitente para pacientes que precisam do bisacodil em longo prazo, alternando com outra medicação de efeito laxativo. Ainda assim, é um estudo importante para mostrar a viabilidade do uso do bisacodil por prazos maiores, sendo uma medicação de baixo custo.

 

Bibliografia

1.     Kamm MA, Mueller-Lissner S, Wald A, Richter E, Swallow R, Gessner U et al. Oral bisacodyl is effective and well-tolerated in patients with chronic constipation. Clin Gastroenterol Hepatol 2011 Jul; 9(7):577-83. Epub 2011 Mar 25 [link para o artigo] (Fator de Impacto: 5,286)

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.