FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Metanálise – Constipação e associação com câncer colorretal

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 29/11/2013

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Medicina de Família / Gastrenterologia / Oncologia

 

Resumo

Esta revisão sistemática com metanálise mostra qual a relação entre constipação e câncer colorretal.

 

Contexto clínico

Muitos clínicos e gastrenterologistas enfrentam uma dúvida de seus pacientes: o fato de ter constipação poderia oferecer risco quanto ao desenvolvimento de câncer colorretal? Uma vez que este é um sintoma bastante comum em pacientes ambulatoriais, os autores do presente estudo realizaram uma revisão sistemática buscando responder a esta questão prática do dia a dia do consultório.

 

O estudo

Este é um estudo de revisão sistemática com metanálise, que incluiu 28 estudos, sendo 8 transversais, 3 coortes e 17 casos-controle.

Nos estudos transversais, em um total de 8.866 pacientes que realizaram colonoscopia para diagnóstico de sintomas, quando o exame foi indicado por constipação, havia uma menor prevalência de achado de câncer colorretal, com um OR de 0,56 (IC95%: 0,36 – 0,89). Nos estudos de coorte, em um total de 189.038 pacientes, a chance de encontrar câncer colorretal em pacientes constipados também foi menor que em pacientes não constipados, com OR de 0,80 (IC95%: 0,61 – 1,04). Nos estudos caso-controle, em um total de 62.594 pacientes foi encontrada uma relação entre presença de câncer colorretal e constipação com OR 1,68 (IC95%: 1,29 – 2,18), porém estes estudos são muito heterogêneos e sujeitos a muitos vieses, conforme análise dos autores da metanálise.

 

Aplicações para a prática clínica

O que este estudo de revisão sistemática com metanálise nos mostra é que, em estudos transversais e de coorte, não há demonstração de que constipação esteja relacionada com câncer colorretal, algo apenas encontrado em estudos caso-controle que apresentaram muitos vieses, não sendo, portanto, valorizáveis em seus resultados. Sendo assim, os dados não dão embasamento para colocar constipação como fator de risco a ser considerado para câncer colorretal, e esta informação pode tirar as dúvidas de muitos pacientes em consultórios médicos.

 

Bibliografia

1.        Power AM et al. Association between constipation and colorectal cancer: systematic review and meta-analysis of observational studies. Am J Gastroenterol 2013 Jun; 108:894. (link para o artigo)

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.