FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Readmissões hospitalares por complicações cirúrgicas

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 25/07/2014

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Cirurgia Geral /Medicina Hospitalar/Segurança do Paciente

 

Contexto Clínico

         Em um cenário de busca constante para melhor qualidade assistencial, um dos mais fortes indicadores que servem para balizar programas de melhoria são as readmissões hospitalares. As readmissões são um bom indicador  para sugerir  a falha de assistência, mas também têm importância devido ao impacto econômico. Estratégias que diminuam readmissões podem ser mais eficientes se aplicadas de forma prospectiva em pacientes que têm risco de retornar para o  hospital. Um grupo a ser estudado neste sentido é o de pacientes cirúrgicos.

 

O Estudo

         Este é um estudo observacional do tipo coorte retrospectiva que foi realizado para averiguar se o programa de melhoria de qualidade em cirurgia do Colégio Americano de Cirurgiões (ACS NSQIP) consegue predizer risco de re-hospitalização com base no risco de complicações maiores. Foram incluídas 142.232 admissões para este estudo, excluindo cirurgias cardíacas. O desfecho avaliado foi o de readmissão não planejada em 30 dias, controlado por gravidade da doença e complexidade cirúrgica.

         Do total de pacientes estudados, 6,8% teve readmissão não planejada em 30 dias. A taxa destas readmissões para pacientes com qualquer complicação pós-alta foi de 78,3%, comparado com uma taxa de 12,3% para pacientes com apenas complicações intra-hospitalares da internação índice, e de 4,8% para pacientes que não sofreram complicações em qualquer momento. Pacientes com  alto risco para complicações maiores (risco previsto pelo ACS NSQIP > 10%, veja calculadora online no link nas referências) tiveram 10 vezes mais chance de readmissão quando comparados ao pacientes de  baixo risco de complicações (OR 10,35; IC95%: 9,16 – 11,70), enquanto que pacientes de alto risco (OR 6,57; IC95%: 5,89 – 7,34) e risco moderado (OR 3,96; IC95% 3,57 – 4,39) de complicações tiveram chance 7 e 4 vezes maior, respectivamente.

 

Aplicações Práticas

         Uma taxa de 7% de readmissões não planejadas não é um valor desprezível frente ao volume cirúrgico de muitos hospitais que fazem centenas de cirurgias por mês. Este risco é de fato maior em pacientes com maiores risco de complicações pós-operatórias, algo que pode ser previsto através da calculadora de risco cirúrgico desenvolvida pelo programa de qualidade do Colégio Americano de Cirurgiões (vide link nas referências). Uma vez que esta calculadora permite classificar o paciente de forma prospectiva em relação à alta e possível readmissão, este estudo demonstra que há margem para se trabalhar com uma população de mais alto risco (calculado previamente). Com isso, os hospitais poderiam ter a previsibilidade do retorno do paciente ao hospital, e com isso em mãos poderiam planejar formas de avaliação de casos de alto risco no pós-alta que tivessem foco em minimizar as chances de re-hospitalização.

 

Bibliografia

Glance LG et al. Hospital Readmission After Noncardiac Surgery. The Role of Major Complications. JAMA Surg. 2014; 149(5): 439-445. (link para o artigo).

Calculadora de risco cirúrgico do Colégio Americano de Cirurgiões (ACS NSQIP). Link para a calculadora online.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.