FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Associação de Ingesta Alcóolica com Câncer

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 18/11/2015

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

A relação entre álcool e câncer tem sido extensivamente estudada, apesar do papel do álcool independente do hábito de fumar não ser algo resolvido, uma vez que a interpretação é difícil, em primeiro lugar porque os grandes bebedores de álcool são mais propensos a serem tabagistas, e o fumo é um fator de risco muito forte para câncer. Em diversos estudos ocorre ajuste para o tabagismo, mas confusão residual pode existir. Para tratar dessa questão, um grupo de pesquisa objetivou avaliar a associação da quantidade de consumo de álcool com risco de câncer em dois grandes estudos de coorte de mulheres e homens norte-americanos.

 

O Estudo

Foram realizados dois estudos prospectivos de coorte profissionais de saúde nos Estados Unidos. No total foram incluídas 88.084 mulheres e 47.881 homens originalmente participantes do Estudo de Saúde das Enfermeiras (de 1980) e do Health Professionals Follow-up Study (de 1986). O objetivo foi avaliar riscos relativos de câncer conforme o consumo de álcool.

Um total de 19.269 episódios de câncer em mulheres e 7.571 em homens (excluindo câncer não avançado de próstata) foram identificados. Em comparação com as não bebedoras, bebedoras moderadas tiveram riscos relativos de câncer de 1,02 (IC95% 0,98-1,06) e 1,04 (1,00-1,09; Ptrend = 0,12) para o consumo de álcool e de 0,1-4,9 e de 5-14,9 g/dia entre as mulheres, respectivamente. Os valores correspondentes para os homens foram 1,03 (0,96-1,11), 1,05 (0,97-1,12) e 1,06 (0,98-1,15; Ptrend = 0,31) para o consumo de álcool de 0,1-4,9, de 5-14,9, e de 15-29,9 g/dia, respectivamente. Associações de consumo leve a moderado foram semelhantes entre os que sempre ou nunca fumaram, embora o consumo de álcool acima dos níveis moderados (em particular maior ou igual a 30 g / dia) foi mais fortemente associado com o risco total de câncer entre os que sempre fumaram em relação aos que nunca fumaram. Para cânceres relacionados ao álcool nos homens, o risco não foi consideravelmente aumentado para bebedores moderados e leves que nunca fumaram (Ptrend = 0,18). No entanto, para as mulheres, até mesmo um consumo de álcool de 5-14,9 g/dia foi associado a um risco aumentado de câncer relacionado ao álcool (risco relativo de 1,13 (IC95% 1,06-1,20), impulsionado por câncer de mama. Episódios mais frequentes e pesados de consumo não foram associados com o risco de câncer total após o ajuste para a ingestão total de álcool.

 

Aplicações Práticas

Esse estudo é interessantíssimo, pois traz informações mais consistentes para a relação entre álcool e câncer, de forma mais bem controlada para o viés do tabagismo. O dado geral do estudo é que o consumo moderado de álcool está associado com risco minimamente aumentado de câncer em geral (porém sem significância estatística). Para os homens que nunca fumaram, o risco de câncer relacionado com o álcool não é sensivelmente aumentado com consumo moderado de álcool (até duas doses por dia). No entanto, para as mulheres que nunca fumaram o risco de câncer relacionado ao álcool (principalmente câncer de mama) aumenta ainda dentro do intervalo de até uma bebida alcoólica por dia.

 

Referências

Cao Y et al. Light to moderate intake of alcohol, drinking patterns, and risk of cancer: results from two prospective US cohort studies. BMJ 2015;351:h4238.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.